Translate

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TEMA PSICOPEDAGÓGICO

SISTEMA DE APOSTILAMENTO DE ENSINO

"Comodidade e lucro para escola e conteúdo deficiente para o discente"

             É comum vermos no Brasil uma modalidade de livros (apostilas) adotados pelas escolas de ensino fundamental e médio, há anos tenho observado estes livros e de certa forma combatido este método, que na realidade não tem o compromisso de um autor, como no caso do livro, responsável por sua obra, os apostilados nada mais são do que uma colcha de retalhos, com diversos autores e opiniões distintas, mas sem um aprofundamento dos temas tratados.
Meu filho mais velho sempre estudou com livros e no ano que a escola adotou o apostilamento ele saiu da escola, passou no primeiro concurso que fez, ele usava livros tão de autores tão bons que até hoje eu os uso na pós-graduação de psicopedagogia.
            Caros pais e mães, o que é notório perceber, que o apostilamento é mais rentável e lucrativo para as escolas, pois permite que o sistema seja vendido, por vezes com lucros para ambas as instituições a que ensina e a que fabrica as apostilas, o autor tem um compromisso com a pesquisa, muitos deles levaram décadas em pesquisas para editar o livro, quase uma monografia ao qual seu filho desfrutará, mas me diga com que profundidade um sistema de apostilas faz seu material, reprovei todos os sistemas de apostilas que conheci por não terem uma profundidade necessária ao aprendizado.
A prova disso, e vou citar apenas uma, os colégios militares do Brasil não adotaram os sistemas de apostilados, por isso são os melhores colégios do Brasil, aqui em campo Grande - MS, ele é o terceiro melhor colégio, e é "público     " embora dirigido e mantido pelo exército, se o Exército Brasileiro possui a melhor instituição de ensino público do país, ele deveria ser referência na educação nacional, a diferença é o comprometimento com a educação que parece não haver no sistema educacional brasileiro.
Observe os livros usados no Colégio Militar de Campo Grande  MS.

Paulo Gabriel Melo - Psicopedagogo Institucional


terça-feira, 25 de novembro de 2014

TEMA: ONÇA PINTADA (Panthera onca)

MUDANÇA COMPORTAMENTAL DAS ONÇAS NO BRASIL (Panthera onca)
OBS: gostaria que biólogos nesta área deixassem aqui seus comentários, e principalmente se tem relatos de mudança comportamental da onça no Brasil, bem como qualquer pessoa que tenha tido alguma experiência com este animal, podemos trocar informações, pesquisei este animal desde 1989 nas seguintes regiões do brasil: fronteira do Brasil com a Colômbia (Yauaretê, são gabriel da cachoeira, Cucuí, Quereri,  e Venezuela (pelotão de Surucucu), Amazonas, Mato grosso e mato grosso do sul, Argentina e Chile.

A onça pintada é um símbolo nacional nas regiões do pantanal e da Amazônia.

 FOTO DO PAINEL DO ATACADÃO EM CAMPO GRANDE - MS
 FOTO DO PAINEL DO ATACADÃO EM CAMPO GRANDE - MS

         A onça (Panthera onca) é um predador eficiente em nossas matas, tenho encontrado com este belo animal desde 1989, quando fui designado para servir na Amazônia, a curiosidade e por vezes o medo de encontrar com ele nas fronteiras quando fiz missões isoladas. Aprendi bastante sobre este animal no CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), pois lá há um zoológico com várias espécies, veterinário e um estudo para os alunos do curso. No decorrer da minha carreira muitos foram os encontros com a 'pintada' nome comum dado pelos nativos da Amazônia.
Os índios, os caboclos (nossos instrutores),  nos afirmavam que nossa defesa contra a onça era andar sempre em dupla que ela não atacaria, fazer uma fogueira também garantia uma certa segurança mas com esse novo modelo de comportamento não sei se essa tecnologia ainda funciona.
Durante o curso de Guerra na selva realizamos um deslocamento em dupla, por alguns kilômetros, de repente uma onça começou a esturrar perto de nós, sentimos o cheiro forte de urina que é característica do animal, mas não conseguíamos ver de onde ele vinha, o colega queria correr e eu o segurei, pelo que tínhamos aprendido se ficássemos em dupla ela não atacaria, preferi respeitar o sábio conselho dos instrutores, nos mantivemos atentos, terminamos o percurso e a onça foi embora
1° OBJETO DE PESQUISA: BUSCA EM SANTARÉM
Comecei a observar nesta missão, uma busca a um avião que caiu na região de Tiriós, ao encontrarmos os corpos os mesmos estavam comidos, só sendo possível encontrar pedaços dos corpos, fato estranho á onça pintada, pois ela caça, não é um animal necrófago.
Outro fator observado é que ela costuma agir isolado, não tem a prática de agir em bando, porém foi observado nesta missão três animais agindo junto como se fossem leões, levei o caso a uma pesquisadora e bióloga da UFMS, que falou-me já ter observado este comportamento em exemplares no MS.
2º OBJETO DE PESQUISA: BUSCA EM BOA VISTA
Conforme pode ser visto no blog esta missão, os sobreviventes se depararam com várias onças que também trabalhavam em grupo como os leões. Percebo que este comportamento, depois de várias observações feitas em diversos acidentes e missões.

RESUMO: As onças estão agindo em bando como os leões, comendo carne de corpos e animais mortos (necrofagia). Até o presente momento não obtive resposta dos Mestres em biologia da UFMS que relatei o caso, de qualquer forma sugiro cautela aos pescadores das regiões do pantanal e da Amazônia. Aqui no pantanal vários pescadores foram mortos por ataques de onça, alguns deles dentro de suas barracas.


Aqui em Campo grande MS, muitas empresas usam fotos da onça já que ela é o símbolo do pantanal sul mato grossense, é o caso da empresa de transporte Eucatur. 

Nos hotéis de fronteira, como neste quadro do hotel Barcelona em Ponta Porã divisa com o Paraguai, ela é retratada com beleza.
Infelizmente a caça a este lindo animal é grande no país principalmente nestas duas regiões Mato grosso do Sul e na Amazônia, veja alguns artigos sobre o assunto:
"A operação Jaguar, realizada em 21/07/2010 pela Polícia Federal e pelo Ibama, combateu a caça de onças-pintadas, pardas e pretas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná e resultou na prisão de 14 pessoas. Oito presos em flagrante foram multados pelo Ibama pela prática de caça ilegal de animais silvestres ameaçados de extinção. As multas somam R$ 55 mil.
Durante a operação, foi decretada a prisão de Antônio Teodoro de Melo Neto, conhecido como “Tonho da Onça”, que está foragido e é considerado um dos maiores caçadores de onças do país.
Mariza Pontes de Oliveira
Ascom – Ibama/MS
Leia mais sobre a Operação Jaguar:
“Safári” de caça leva 14 para a prisão em operação da PF e do Ibama
Ibama MS multa caçadores de onças pegos em operação conjunta com a PF
Ibama e Polícia Federal empreendem ação contra caçadores de onças no Mato Grosso do Sul"

Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Felidae
Gênero Panthera
Espécie Panthera onca
Distribuição geográfica: sul dos Estados Unidos até a Argentina.
Habitat: cerrado, caatinga, pantanal, florestas tropicais.
Hábitos alimentares: Carnívoro
Reprodução: 93 a 105 dias com dois filhotes normalmente.
Longevidade: cerca de 25 anos.


"A onça-pintada é encontrada no cerrado, caatinga, pantanal e florestas tropicais; do sul dos Estados Unidos até à Argentina. De comprimento de aproximadamente um metro e oitenta, cauda de mais de cinquenta centímetros, altura de até setenta e cinco centímetros, e peso que varia entre sessenta e cento e cinquenta quilos; este animal é considerado o maior felino das Américas.

Este animal robusto apresenta coloração que varia do bege ao amarelo-acastanhado, acompanhada de pintas escuras, formando rosetas; e seu ventre tem cor branca. Suas pernas são relativamente curtas e a cabeça é arredondada.

Ao contrário da maioria dos felinos, a onça não mia. Sua vocalização é semelhante a um ronco forte, e é denominada esturro. Outra curiosidade é que a Panthera onca salta e nada com bastante agilidade; e arranha árvores e urina com frequência, com a finalidade de demarcar seu território.

Solitários, machos e fêmeas se encontram somente no período reprodutivo, e se separam antes dos filhotes nascerem. A cada gestação, de duração de aproximadamente 100 dias, costumam nascer de dois a quatro filhotes, que permanecerão com a mãe até aproximadamente dois anos e meio de vida, atingindo a maturidade sexual entre dois e quatro anos. A expectativa de vida para cada indivíduo é de vinte e cinco anos.

Tais animais são carnívoros, alimentando-se de mamíferos de pequeno e médio porte, répteis, peixes e aves. Eles ingerem cerca de dois quilos de carne ao dia, escolhendo presas mais vulneráveis. Para tal, se deslocam contra o vento, se aproximam vagarosamente de seu futuro banquete, e o surpreendem saltando em seu dorso.

Em situações de escassez de alimentos, podem aproximar-se de locais de ocupação humana, utilizando animais domésticos, ou aqueles destinados ao abate, como componentes de sua alimentação. Em razão deste fato, não são raros os casos em que, principalmente fazendeiros, matam as onças encontradas. Isso se mostra contraditório já que, em grande parte das vezes, há escassez de alimento em virtude da perda de habitats provocada por atividades relacionadas à agropecuária.

Os dois fatores citados são os principais responsáveis pelo status de “quase ameaçada” que a onça-pintada recebeu, em 2008, pela União Internacional para a Conservação da Biodiversidade (IUCN).


Curiosidades:

Apesar de muito temida pelo homem, a onça-pintada procura evitar o contato com nossa espécie, atacando somente em casos de legítima defesa, e para a proteção de seus filhotes.

A onça-preta, também chamada de jaraguá-pichuna, pertence à mesma espécie que as demais onças-pintadas. No caso dela, ocorre um fenômeno chamado melanismo, que faz com que a coloração amarela seja substituída por tons escuros".

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

FONTE:http://www.mundoeducacao.com/biologia/onca.htm# acesso em 25 de novembro de 2014

"A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas; seu corpo é robusto e musculoso, seu tamanho varia entre 1.120 – 1.850mm (cabeça e corpo) e altura entre 450 – 750mm, sua cauda tem cerca de 57,5cm e o peso varia entre 60 – 90kg.
A onça pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado, seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Ela é atualmente encontrada das planícies costeiras do México até o norte da Argentina. Habita áreas de vegetação densa, abundância de água e alimentação; áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantanal.
São animais de hábitos solitários e terrestres, urinam com grande freqüência para demarcar território. Sua atividade pode ser tanto diurna quanto noturna; são grandes saltadoras e nadadoras atravessando rios com 1km de largura. Sua dieta é de uma grande variedade de mamíferos de médio e grande porte, aves e répteis.
A gestação de uma onça dura 90 – 110 dias podendo nascer de 01 a 04 filhotes, os filhotes nascem com os olhos fechados que se abrem por volta do 13º e alcançam a maturidade sexual entre 2 –4 anos. A onça tem perdido território por causa da modificação de seu habitat, a caça por conta dos pecuaristas, criadores em defesa dos seus animais".
Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Texto de Juliana Pinto Corrêa Atualizado por Simonne Chinem
Bióloga aprimoranda do setor de mamíferos
FONTE: http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos/oncapintada.htm    acesso em 25 de novembro de 2014
ATAQUES DE ONÇAS NO BRASIL

1º RELATO:
Repost:
Duas onças mataram o pescador Luiz Alex da Silva Lara, 22 anos, na região do Pantanal, à 240 km da cidade de Cáceres, em Mato Grosso. Alex estava acompanhado de seu pai Alonso Silva Lara, 45 anos, na localidade conhecida como Pacu Gordo, próximo à estação ecológica do Taimã, no rio Paraguai, sentido Cáceres-Corumbá.
O ataque aconteceu às 19h de terça. Os animais, supostamente um casal de onças, surpreenderam o pescador quando ele dormia no acampamento. As onças rasgaram a barraca e o puxaram pela cabeça. Ao retornar, o pai que havia saído para pegar iscas, ainda assistiu o filho ser dilacerado pelas feras. Alonso diz que nada pode fazer porque estava sem nenhuma arma de fogo. Ele ainda tentou tomar o filho das garras das onças, com um facão. Mas as tentativas foram vãs, porque todas as vezes que ele aproximava os animais ameaçavam atacá-lo também. 

“Foi o momento mais difícil de minha vida ver o meu filho ser morto e não poder fazer nada”, observou assegurando que “se fosse só uma talvez eu tivesse conseguido, mas eram duas, se eu insistisse elas me matavam também”, disse Alonso. O pai conta que os animais arrastaram o corpo já sem vida por cerca de 50 metros do local. Após o pedido de socorro, outros pescadores compareceram, mas já era tarde. Luiz estava morto.
Após atacar e matar, as onças comeram as bochechas e a parte da nuca do pescador. Os animais somente soltaram o pescador após 50 m do local do acampamento. O corpo do pescador foi resgatado, com autorização da Polícia Civil, pelo barco Babilônia. Da reserva ecológica do Taimã, a vítima foi levada para a sede da fazenda Jatobá, onde um veículo do IBAMA, responsável pela fiscalização na reserva, já o aguardava.
O corpo chegou ontem ao Instituto Médico Legal (IML) em Cáceres e foi liberado no período da manhã. A família não permitiu fazer imagens durante a necrópsia, devido ao estado do corpo. A cabeça, principalmente, estava totalmente desfigurada. Havia também marcas de unhas nas pernas e nas costas da vítima.
Alonso Lara conta que esse não foi o primeiro ataque de onças naquela região. Pescadores de outros acampamentos, segundo ele, também já foram atacados. Ele atribui os constantes ataques das feras a falta de comida no local. “Há três anos haviam, jacarés, capivaras e outros bichos. Agora já não existem e para sobreviver as onças estão atacando os homens”.
"É a primeira vez que atendemos um registro de ataque de onças, já tivemos registro de ataque de jacarés e piranhas. O pescador morreu no local e pela forma como ele foi atingido não tinha jeito do pescador sobreviver", disse o gerente do IML, Manoel Francisco de Campos Neto.
Para o veterinário do núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama em Mato Grosso, Cesar Soares, o ataque de onças pintadas a seres humanos é muito incomum. "Ela só faz se estiver acuada, para se alimentar ou com filhotes. Esse tipo de animal tende a se afastar do ser humano. Esses animais normalmente atacam no amanhecer e no crepúsculo. As pessoas nunca devem acampar sozinhas ou andarem a sós na mata, além disso devem evitar deixar alimentos descobertos, pois atraem animais predatórios", disse.
Segundo o médico veterinário, a região de Cáceres e Poconé são bem preservadas e as onças nesses ambientes podem ocupar um espaço de até 5 mil hectares para procurar uma caça. "Pode ter ocorrido um exercício de caça com filhote ou ela estivesse acuada, pois se estivesse com fome teria devorado por inteiro o pescador, ao invés de ter atacado somente na cabeça e na nuca", explica.

2º RELATO:
O agricultor Ivanildo Reis, 28 anos.
dois de seus oito cães estavam sendo atacados por uma onça.
Na tentativa de salvá-los, ele foi atacado também, apesar de gravemente ferido, ele conseguiu sobreviver.
FONTE: http://mortestragicas.blogspot.com.br/2011/06/ataque-de-oncas-no-pantanal-mato.html ACESSO EM 25/11/2014

Paulo Gabriel B de Melo - Membro do SAR desde 1989

sábado, 22 de novembro de 2014

INSTRUÇÃO NA AFA (Academia da Força Aérea)
TREINAMENTO DE EVASÃO CERBERUS 2014


1º dia
Decolamos de Campo Grande as 8h, pousamos ás 10 e já alterei o relógio para onze horas devido o fuso horário, uma questão que resolvi com três fusos horários na memória do relógio, ao pousar vejo a hora e altero. Recebemos apoio de viatura do oficial de operações, nos alojamos no hotel de trânsito e fomos na sequência para o rancho, briefing da operação, e reconhecimento do local das oficinas, onde seria realizado a parte prática, também conversei com minha afilhada pelo what zap, ela também é cadete da aeronáutica, assim como meu filho que foi cadete do Exército e hoje já está formado servindo no Paraná. No decorrer do dia chegaram militares de todo Brasil para passar conhecimento, é muita bagagem e experiência juntas.
Após a liberação fui correr escutando mp3, o preparo físico é uma constante para o militar além de ser bom para saúde, embora devido a quantidade de missões e envolvimento não faço quando quero e sim quando é possível.
O hotel de trânsito foi reformado, e recebeu os cadetes da Argentina, o avião deles estava no pátio, ao voltar da corrida fiquei conversando com o oficial encarregado dos cadetes argentinos o sr. côrtez, conversamos sobre a presidente Argentina Cristina e a presidente Dilma e a situação dos militares nos dois países, sobre o futuro dos homens das casernas e da doação que é servir a pátria, no meu caso 26 anos salvando vidas, nada mais, centenas de resgates e ele me falava da gratificante tarefa que tinha de instruir os cadetes.
2º dia
Abrimos uma trilha na mata de uns cem metros para a montagem da nossa oficina, cada grupo também foi montar a sua, é um trabalho braçal desgastante, vários calos nas mãos ao final do dia, é um dia único na vida dos alunos que receberão esta instrução, nosso esquadrão (2º/10º GAV - Esquadrão Pelicano) é muito profissional e prima sempre pela qualidade de tudo que faz, não nos contentamos com pouco, melhorar é uma meta.
3º dia e 4º dia instrução teórica
5º dia instrução prática nas oficinas
6º dia  Briefing do exercício
7º dia ao 9º dia exercício real.
A evasão é um dos mais difíceis eventos seja real ou exercício para um tripulante de aeronave, requer estratégia de toda uma força, atuação de diversos meios e plataformas de vôo, além de ser uma operação de altíssimo risco que já custou a vida de muitos militares ao redor do mundo, conversei com um piloto americano que ejetou em Kosovo na Bósnia (por ocasião do simpósio de combate sar em Brasília), é um evento que não se pode esquecer, ele nos contou com riquezas de detalhes, eu que só ouvia já imaginava a magnitude daquele evento.
Fui evasor real uma só vez em 26 anos de vida militar, não fosse a qualidade do treinamento que recebi das forças armadas do nosso país eu não estaria aqui contando história, hoje uso esse conhecimento para ajudar a formar outros.
O terreno onde é realizado o exercício é bastante diversificado, canavial, mata primária e secundária, charco, fazenda, estradas de fácil e difícil acesso, além de superioridade aérea diurna e noturna por parte do inimigo, patrulhas terrestres...
Esse ano o grau de dificuldade foi aumentado, haverá trecho noturno, pouso noturno e um percurso maior, fiquei com um grupo que correspondeu em profissionalismo, parabéns
É o tipo de exercício que leva o aluno à exaustão extrema, e é melhor está livre exausto do que virar prisioneiro de guerra, aos meus queridos amigos e amigas do Grupo 16 (alunos 006, 049, 070, 114, 195, 330, 345 e 420) meu respeito e admiração pelo profissionalismo e seriedade com que trataram o exercício, vibrei com os senhores e senhoras, este velho soldado é feliz com poucas coisas, os senhores são a minha alegria,  rejuvenescem o meu espírito, espero que Deus nos proporcione outros encontros... Foi para mim uma honra.
FORÇA, FÉ E HONRA

Paulo Gabriel  Melo - Membro do SAR desde 1990

VÍDEO DO EXERCÍCIO:
https://www.dropbox.com/s/3ipgm25a4ji2kxj/teseu2014_cerberus_FINAL3.mp4?dI=0












segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VIAGEM: ACADEMIA DA FORÇA AÉREA

eu e o velho Búfalo, muitas missões reais na fronteira da Venezuela e Colômbia

Esta semana estarei indo ministrar instrução para os cadetes da AFA - Academia da Força Aérea- farei uma matéria sobre a nossa AFA e postarei no retorno.
DEUS ABENÇOE A TODOS






Paulo Gabriel Melo - Membro do SAR desde 1990

sábado, 8 de novembro de 2014

TEMA PSICOPEDAGÓGICO: ENEM UMA PROVA PARA PAIS E FILHOS

ENEM UMA PROVA PARA PAIS E FILHOS
ENEM - Exame Nacional do ensino médio
O PERCURSO ATÉ O LOCAL:
         Como todo bom militar que planeja, faz reconhecimento, este hábito da caserna ainda é bastante salutar. entrei no google maps, vi o endereço, analisei o trajeto (e isto é importante principalmente se você tem mais de uma pessoa na família fazendo prova), é o meu caso minha esposa e meu filho estão fazendo prova, ontem fui de carro cronometrando quanto tempo levava, e vi que havia um trecho em obras, logo era necessário o desvio, só não previ que estaria debaixo de chuva, lembre-se para um jovem que está fazendo o ENEM todo desconforto pode abalar seu psicológico, logo chegar correndo atrasado não é uma boa opção, hoje como planejado ontem chegamos sem maiores problemas.

O LOCAL DA PROVA:
É importante ao candidato principalmente nas grandes cidades onde certamente haverá filas, chegar um pouco mais cedo para encontrar sua sala, visite o faculdade, o campus e a escola que vai fazer a prova, tem campus que chega a mais de cinco quilômetros da entrada à sala de provas.

A PREPARAÇÃO:
Não adianta se desesperar na véspera da prova, o que você aprendeu é o que fará na prova, leia as regras, não é permitido celular, mas pode-se levar alguma comida
Comece sempre fazendo as questões mais fácil, não se desgaste com questões difíceis, passe adiante, deixe-as para o final. O enem é um exame que exige do candidato quatro horas de concentração, por isso se houver possibilidade coloque seus filhos no KUMON, pois lá o aluno treina o tempo de concentração gradualmente e assim não se dispersa demais, é importante verificar seu filho (a) quanto tempo ele consegue se concentrar em uma prova.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Pergunte para seu filho se ele está levando identidade ou algum documento com foto.

DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
fonte: http://enem.inep.gov.br/documentos-validos.html(ACESSO EM 08 NOV 14)

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO:
Será enviado pelo correio e nele vem a escola e a sala onde se fará a prova.
 Número da inscrição;
- Data, hora e local onde serão realizadas as provas;
- Indicação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso);
- Opção de língua estrangeira;
- Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).
O participante pode consultar e imprimir o  cartão de confirmação de inscrição na página do Inep, informando CPF e senha.
fonte: http://enem.inep.gov.br/cartao-confirmacao.html (ACESSO EM 08 NOV 14)

CONSELHOS DO INEP:
FIQUE ATENTO
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília).
Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. Confira os dias das provas:
Dia 8/11/2014 (1º dia):
Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
Dia 9/11/2014 (2º dia):
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30


Dicas
Verifique com antecedência na página do Inep o local de prova para o qual foi designado.
- Faça o trajeto até o local de prova antes do dia do exame.
- Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
FONTE: http://enem.inep.gov.br/fique-atento.html (ACESSO EM 08 NOV 14)

O QUE PODE LEVAR:
O QUE LEVAR NO DIA
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
Documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos.


Dicas
Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
- Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
- Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones,tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
- Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação.
- Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.
FONTE: http://enem.inep.gov.br (ACESSO EM 08 NOV 14)

COMIDA E ÁGUA:
Leve água e chocolate, glicose é sempre bom ajuda o cérebro, então leve ou então barra de cereais com chocolate. Segundo a revista médica da aeronáutica o cérebro necessita mais de glicose do que qualquer outro componente.
E por fim para os que acreditam em Deus é sempre bom fazer as orações em família, ou individualmente, isso deixa eles mais tranquilos.
Boa prova para PAIS E FILHOS.

APÓS A PROVA NO 1º DIA:
Meus filhos fizeram a prova numa escola municipal e ficaram com uma má impressão da escola, paredes sujas, banheiro sujo e sem pia... esta é a realidade das escolas públicas do nosso país, estudei em escola pública, minha esposa também, mas naquela época até a merenda era boa, meu filho estuda em escola pública e não tem merenda há anos, mas os pais fizeram uma associação, dão uma pequena contribuição e alguns pais coordenam um lanche, uniformes velhos em bom uso também são trocados nas associação;


inscrição vinda pelo correio, saco plástico para guardar objetos (somente podendo ser aberto ao final) e prova do primeiro dia (Ciências humanas e tecnologia, geografia, história, biologia, química, física e acredite um pouco de filosofia)

De olho no mercado, que segundo a revista Veja é o segundo melhor no Brasil, algumas faculdades não perderam a oportunidade para mostrar as opções de curso aos candidatos do enem, a FACSUL estava panfletando na duas escolas que levei meus filhos e achei interessante e confesso que fiquei assustado com tantos cursos que há disponível hoje, aconselho aos jovens fazerem um teste vocacional pela internet e se ainda assim ficar em dúvida, faça uma orientação vocacional com um psicólogo especializado na área.

Paulo Gabriel Melo - Psicopedagogo Institucional

terça-feira, 4 de novembro de 2014

TEMA PSICOPEDAGÓGICO: A DISCIPLINA PARA VENCER

VIDA DE ATLETA É A VIDA DE QUEM QUER VENCER

Equipe de pentatlo militar da Força Aérea na Amazônia - Campeã em 1992

Fui levar meu filho na natação e passei a observar os diversos atletas do complexo poliesportivo e pude fazer uma constatação em meio aos gritos e algumas vezes até gemidos de dor de alguns que se encontravam exaustos devido aos treinos intensos, alguns até literalmente se jogavam no chão... e o que isso me ensinou:
O método de treino para os que querem alcançar algum objetivo é duro e pesado, mas o objetivo deles é tão forte que se submetem com alegria e prazer, sempre motivados e competitivos uns com os outros.
Estava estudando as pesquisas da Guarda costeira americana realizadas em conjunto com a NASA e as forças armadas dos EUA, sobre militares que ejetam em seus aviões de caça, descobri um dado incrível. A pesquisa foi feita durante dez anos com todos os pilotos americanos ejetados, e descobriram que os militares que tinham mais sequelas na ejeções eram aqueles que tinham o pior condicionamento físico, tenho observado isso também entre os nossos paraquedistas.  
A vida é dura para quem pretende vencer, mas para os que não se adaptam a disciplina, visto que treinam cinco vezes por semana ou mais, com chuva ou sol escaldante, em meio as dores, percebo que a persistência ultrapassa a inteligência, pois ela não fará resultados onde não houver forte determinação, a disciplina é o que torna um simples atleta em campeão. Ao observar uma criança que aprendia a andar vi que ela caia e levantava, a mãe incentivava seus pequenos passos, elogiava o mínimo sucesso, ela voltava a cair e não desisti, até hoje não vi nenhum ser humano que tenha desistido de andar... quem deu ao ser humano tamanha determinação... Foi Deus, então meus amigos não desistam diante da dureza dos treinos da vida, o melhor soldado é aquele que teve as piores batalhas, valorize o seu sucesso, dias melhores virão, não desista porque Deus está contigo.
Aqueles que abandonam a luta, os treinos estão fadados a ficar vendo os outros vencerem, lembre-se o que te faz vencer é a persistência e muito pouco a inteligência. Deus te abençoe!


Paulo Gabriel Melo - Teólogo e Psicopedagogo.

 Educação física do curso de mergulho militar

 Educação física no curso de operações na selva CIGS - 1993

 Escalada do pico em Fernando de Noronha (1996 a 2005)

Treinamento de mergulho na praia de Tamandaré - PE

sábado, 1 de novembro de 2014

TEMA AVIAÇÃO: UMA EMOCIONANTE HISTÓRIA DE UMA BUSCA. PP-FFR

O DIA-A-DIA DE UM OBSERVADOR DE ESQUADRÃO DE BUSCA
DIÁRIO DE BORDO DE UMA BUSCA
Um pouso de emergência perfeito, todos sobreviveram BOM PILOTO
DIA 26 DE OUTUBRO (1º DIA)
Não tem dia nem hora para decolar, fomos acionados ás 20h com destino a Manaus, para realizar uma busca a um PP-FFR, Cesna branco com cinco pessoas a bordo que havia decolado de Santa Maria do Goyaçú para Boa Vista, decolamos as 21h, o avião PP-FFR estava desaparecido, voamos na madrugada com nosso avião de busca Amazonas, tripulação dobrada para atender as exigências de fadiga de vôo, não sou muito bom de dormir em vôo, tenho que estar com muito sono, por isso ligo meu lap top, e vou registrando as fases do vôo.
Nosso avião é muito confortável, tem quatro camas, forno, tomada 110 e 220 vt, cadeiras e poltronas de forma que nos permite voar dez horas todo dia com certo conforto.
A observação é feita com dois observadores nos postos de observação (dois por vez), e outros dois no descanso pois o olho humano perde sua eficiência, isto é técnico, vamos percorrendo uma determinada área e fazendo a observação buscando indícios da aeronave, quando avistamos comandamos curva e o piloto voa circulando a aeronave no ponto onde foi feito o avistamento para que o observador tenha certeza, se confirmado é passada a informação para o Salvaero (órgão que coordenas as buscas) que aciona um ou mais helicópteros do esquadrão mais próximo para enfim fazer o resgate.   
Estamos voando há mai de uma hora, vou até a galley (forno do avião) fazer um lanche agora são 23:40 e vejos as luzes de uma pequena cidade já na imensa Amazônia...
DIA 27 DE OUTUBRO (2º DIA)
Dormimos três horas, o sono é cruel e até no PI (ponto de início do padrão de busca), vou dormir direto. decolamos as 6 horas, neste momento ainda voamos, são 15:47, fizemos dois padrões de busca, um em rota (ida e vinda) da provável rota seguida pela aeronave, depois entramos num padrão Pente em uma área mais quente, o avião batia muito, é normal ficar mareado (enjoado) na bolha de observação, tivemos vários indícios e um bem forte, pedaços de aparentemente carenagens brancas, visto que a aeronave desaparecida tinha as cores branco e vermelho, mas não era a aeronave, após o término do dia, muito cansados, esperamos chegar em Boa vista nosso local de pernoite para hoje, todo dia levamos e trazemos as malas, pois nunca sabemos a nossa próxima parada para pernoite onde será. Revezamos em quartos de hora com três duplas por hoje e isso dá uma hora de descanso, mesmo assim fiquei mareado, o mecânico e um piloto também ficou.
Voamos cinco horas no translado até o ponto de início da busca e hoje voamos oito horas.
Se der tempo espero rever um amigo e irmão de caminhada, o Augusto e sua família. Liguei para meu amigo e irmão Augusto no esquadrão de caça de Boa Vista, ele veio me receber, fui até sua casa na vila militar e lá pernoitei, conversei com os meninos, com sua esposa, matamos a saudade e até o momento que tive forças, mais ou menos 21h conversamos, estava tão cansado que fui dormir e fui direto até o despertador tocar.
 Vamos descansar para amanhã logo cedo recomeçar os trabalhos de Busca a aeronave desaparecida. Obrigado pelo dia de hoje Senhor, e amanhã se for de tua vontade nos ajude a encontrar esses brasileiros, mesmo que seja para dar um enterro digno a suas famílias, mas ainda há esperanças de encontrarmos sobreviventes e isso é o que mais nos agrada.

DIA 28 DE OUTUBRO (3º DIA)
Tomei café e ele me deixou na Base Aérea, fui o primeiro a chegar e aproveitei para fazer as Laudes (oração obrigatória para o Clero, visto que sou Diácono Permanente da Igreja Católica), pouco depois chegaram os mecânicos e disseram que antes de decolarmos tínhamos que cumprir um BT - boletim técnico, pois um cabo de comando de vôo havia partido em um avião da frota brasileira e todos tinham que passar por esse boletim, foi necessário retirar as cadeiras dos pilotos para fazer a inspeção nos cabos de comendo dos pedais, em duas horas o serviço estava realizado. O Capitão Miguel que comanda a missão, fez o briefing, mostrou a área que íamos voar, tiramos as dúvidas e nos preparamos para decolar, voar a 800 ft na Amazônia bate muito (vôo com muita turbulência) para os observadores é terrível, pode causar cefaléia, ânsia de vômito, enjôo...
Chegou a fonte de força, a comissária, aliás A base de Boa vista caprichou, veio lanche em quantidade, reforçado, marmita, suco refrigerante, o avião estava abastecido, até um piloto comentou, parece que alguém gosta de nós e eu respondi que havia conversado com os militares da base e eles haviam dito que o Comandante era tão bom que se ele se candidatasse a algum cargo eletivo, todos votariam nele. Achei bonito isso, pois é um elogio que vem de baixo da rapaziada que labuta, creio ser mais valioso para o comando do que quando ele vem de cima. 
Decolamos com tempo bom, partimos para um novo padrão, apenas com uma pequena alteração o salvaero (órgão que coordena a busca no Brasil) diminuiu o espaçamento para meia milha de forma que cada observador vai observar 0.25 da milha para cada lado, devido a altura das árvores a observação tem que ser feita quase na vertical. É um trabalho extremamente cansativo, requer um descanso em ambiente realmente confortável, pois precisa-se estar bem para aguentar os dias sucessivos, numa jornada de nove horas de vôo por dia lá no posto de observação.
14:20 Acabei de almoçar, hoje está batendo mais do que ontem, ficar enjoado é muito fácil com esse tempo, tenho que sair do posto e deitar nas macas disponíveis do avião, senão uma hora depois não estarei cem por cento. É um tapete verde infindável, para um sobrevivente é um inferno verde, e voando baixo como nós é também uma possibilidade virar sobrevivente, nosso vôo é bastante arriscado, baixo, dentro das térmicas que sacodem o tempo todo, as vezes com tempo ruim, e por isso a maioria dos aviões que voam na região caem, eles tem motor convencional (a pistão) e quando chove diferente do motor a reação, precisa regular bem a mistura ou correrá o risco de ter um apagamento de motor, nossa tristeza é no jornal local de ontem fora comentado que havia duas mulheres grávidas, estamos voando com a máxima atenção, no nosso limite diário, precisamos encontrar este avião... E QUE DEUS NOS AJUDE.
Hoje é aniversário de meu filho mais velho, ele é tenente do Exército, mas também está em missão, liguei para lhe dar os parabéns, essa é a vida militar, uma vida de ausência em casa, pelo FAROL que é a nossa missão, coitada da minha esposa o marido e os dois filhos são militares creio que para ela é vocação também, pouca gente sabe, mas o serviço de Busca e salvamento no Brasil é pago pelo usuário e vai para os cofres da união 3 BILHÕES por ano, cada passagem aérea, navio seja de carga ou passageiro, todos pagam por esse serviço e a Força Aérea é quem recebeu a missão de executá-lo devido ao protocolo da OACI (Organização de Aviação Civil Internacional) na convenção de Chicago EUA, da qual somos signatários. Ainda tem gente que acha que as forças armadas não dão lucro, o lucro total com tudo que as forças armadas produzem, sem levar em conta sua missão constitucional gira em torno de 10 Bilhões ou mais.
DIA 29 DE OUTUBRO (4º DIA)
Decolamos as 7 horas e 15 min, logo cedo já está bem batido, hoje os bombeiros iam cobrir o rio de barco analisando com mais critério cada parte do rio para tentar ajudar, ontem rezei pela senhora que estava grávida e a outra na realidade já teve o bebê mas teve problemas no parto. Continuamos a busca e vi um resort no meio da Amazônia, ele tem uma boa estrutura, tem pier, uma boa pista de pouso para aviões de médio porte tipo Caravam. São 11:30 e até este momento frustrante, mas motivado a achar e torcer por sobreviventes.
Mesmo cansado, á noite sai para visitar alguns amigos do meu irmão Augusto, fomos a novena, comemos pizza e batemos papo.
DIA 30 DE OUTUBRO (5º DIA)
A comoção por este acidente é grande, a imagem da senhora grávida não sai da minha cabeça, queremos encontrá-los a todo custo, depois que decolamos estava assistindo o jornal local no celular e fiquei sabendo que além de nós e os bombeiros o Exército ia delocar militares para cobrir por terra a calha do rio de Caracaraí até Santa Maria do Goyaçú sob coordenação de um Major do próprio Exército, todos querem encontrar e peço a Deus que algum de nós os encontre para aliviar o sofrimento das famílias e nosso também.
São 10:32 e já está batendo muito, tomei um sonrisal pois estava muito mariado (enjoado), já estou imaginando pelas 12h como vai estar. É uma missão nobre a nossa, mas extremamente desgastante com no mínimo doze horas de envolvimento diário.
Até ontem voamos 31h, hoje devemos voar mais umas 8h, era o segundo em horas de vôo na nossa equipe, depois dessa busca serei o primeiro. Somente em uma busca esse ano voei 72h. Hoje é o aniversário de 30 anos da Base Aérea de Boa Vista.
As 15 horas um piloto da aviação civil disse na fonia ter sobrevoado o avião, paramos o padrão e seguimos ganhando altura para o local, avistamos o avião, fomos tomados de grande euforia, achamos o avião e tinha uma lona em formato de barraca, sobrevoamos 45 minutos até o H-60 HELICÓPTERO BLACK HAWK do esquadrão harpia, o piloto da aeronave acidentada tinha feito um pouso perfeito, mas infelizmente ele contrariou o protocolo, não abandone o local do acidente, mas ainda assim ele cumpriu outro protocolo e deixou um bilhete escrito no ultrassom da senhora grávida no qual disse que seguiria a pé na proa 270º e que estavam todos bem, meu Deus quase chorei de alegria, dizia o bilhete:
"Estamos indo para  rio branco na 270º a equipe ta fraca passando fome a 3 dias por isso motivo da saída do acampamento informamos ainda perigoso com onças em selva peço que voces  vão até o Branco proa 270 precisamos de alimento por isso tentamos pegar barco no Rio Branco 29-10-2014 PP-FFR"
Assim nos diz o manual de sobrevivência MCA64-2 (Ed. 2014) na página 85 letra j:
"deixe sempre uma notificação por escrito, na aeronave, para aqueles que se empenham na sua busca. Também deverá deixar um sinal que seja bem visível do ar. Descreva clara e sucintamente, no mapa, a posição da aeronave, assim como a rota que tenciona seguir. Procure marcar o caminho que segue;"
Esse piloto é um herói, fez tudo certo até na hora de abandonar o avião, seu pouso de emergência foi perfeito, ele merece viver pelo que fez, sei que Deus o ajudará e aos outros também,peço-te Senhor por eles que necessitam de tua ajuda.
Deus tem sido generoso com este pobre e miserável servo d'Ele. Novamente começou outro corre-corre, abrimos um padrão pente no sentido da proa com dois observadores em cada lado, mas não avistamos ninguem até onde achamos que eles poderiam ter andado, o H-60 HELICÓPTERO BLACK HAWK seguiu direto a proa 270º, como nada achamos os resgateiros iriam fazer uma busca terrestre mas precisavam de mais dois, resolvemos lançar na Amazônia, algo inédito para nós dois paraquedistas, o SGT BARROS E O SGT AQUINO, como só tínhamos dois paraquedas lançamos os mais experientes, essa missão está sendo coroado com tudo o que nós empregamos e treinamos, foi vibrante, este velho soldado há muito não vibrava tanto, resolvemos voltar para abastecer em Boa Vista, e retornar com NVG night vision google, vôo com óculos de visão noturna, a missão ainda não acabou agora mais do que nunca queremos achar e resgatar todo mundo, pois eles falaram que estão muito debilitados, ainda não consigo parar de pensar na senhora grávida e na outra com um recém-nascido, Deus o Senhor nos ajudou até agora, nos ajude a encontrar estes sobreviventes esta noite, de todas as missões que fiz até hoje esta foi a que mais me emocionou, acho que estou ficando velho e com o coração mole, o sofrimento dos outros é o meu sofrimento.
Quanta emoção vivemos em um só dia, hoje de manhã supliquei a Jesus que nos ajudasse a encontrar, pedi a Santa Luzia, pois como observador sempre peço a ela já que é a santa dos olhos, ela sempre me ajuda, agora tenho que suplicar novamente para que nos ajude pelo resto da noite que vamos voar em busca deles com o NVG é possível ver um cigarro aceso e um celular ligado na selva, tenho fé que vamos achar, mesmo cansados vamos voltar.
São 17:24 decolamos novamente para o local do acidente, o helicóptero continua lá pousado, precisamos saber se está tudo bem, se encontraram as vítimas, hoje será o dia D na história do esquadrão pelicano, será o dia que mais se voou, e a noite está apenas começando. Como sempre pedimos lanche novamente e foi de pronto atendido, ao pousar vi várias ligações de minha irmã e liguei para ela, minha velha mãezinha tinha chorado o dia todo de saudade, falei com ela um tempo. Liguei para casa e contei o que ocorrera no dia de hoje, liguei também para o chefe da equipe de resgate do esquadrão pelicano, ele nos parabenizou pelo que tínhamos feito e estimulou a continuarmos até encontrar todo mundo... este é o nosso único desejo hoje, quero agradecer muito a Deus pelo que fez hoje usando-nos como instrumento do bem. Neste momento são 17:32 local. Não sei quanto tempo vamos voar nesta segunda jornada de hoje o sol já começa a se por, a noite vem chegando estamos bem perto do local.
Acabamos de fazer contato com o helicóptero, nada acharam e estão retornando, isto serve de lição nunca saia do local do acidente, nós iremos buscá-los. Estamos retornando a Boa Vista, amanhã a intenção é levarmos soldados e fazer uma varredura partindo do ponto do acidente em direção a proa 270º a que foi informada pelo piloto no bilhete, ah se eles estivessem ficado no local estavam todos em casa agora.
Liguei para meu irmão Augusto e na volta para sua casa, assistimos a missa na vila dos cabos da Base Aérea, pedi a Deus que nos ajudasse amanhã.
DEUS NOS AJUDE AMANHÃ E OBRIGADO POR HOJE.
DIA 31 DE OUTUBRO (6º DIA)
Ao chegar a Base eu me dirigi ao nosso avião, lá estava as 5:30 uma guarnição do Exército e do Bombeiro, fui até eles, dei-lhes os parabéns e disse-lhes que hoje eles teriam a honra de trazer para casa as vítimas deste acidente, eles estavam muito motivados, "salvar vidas" não pode ter missão mais nobre e creio que o Senhor Jesus também ama esta missão.
Preparamos a aeronave (pré-vôo), e decolamos na imensidão da Amazônia, voltamos confiantes que hoje eles voltam para casa, o Exército e os Bombeiros vão fazer uma varredura na área, até encontrar, o helicóptero já está com pouca hora de vôo disponível e precisa ser trocado, ele vai até Barcelos trocar por outra aeronave com mais horas disponíveis e retornará para a missão.
No início do padrão estavam três observadores de cada lado, tamanha era a euforia para encontrar, porém só temos um posto de observação em cada lado, então colocamos o colchão da maca e fizemos busca de joelhos, até o piloto Ten Rosa estava de joelhos em uma janela, o tempo foi passando, houve a primeira troca de posto e até agora nada, acabei de ser rendido no posto, perdi a fome, já rezei pedi a deus que tivesse misericórdia deles, são 09:59 e estou me preparando para voltar ao posto novamente, a minha dúvida é porque eles não estão fazendo algum sinal... nós já devemos ter passado por cima deles sem ver por causa da mata fechada. ONDE ELES ESTÃO?
Saí novamente do posto de observação, estamos a 6km do rio branco e a dez da avião acidentado, estamos voando a 800 ft de altura, daqui é possível ver o avião, mas não acredito que eles tenham andado tudo isso. São 11:15 neste momento.
NÃO TENHO COMO DESCREVER COM PALAVRAS O QUE VIVI AGORA
Encontramos (11:45) os sobreviventes, gritaria e lágrimas no avião, festa geral, os sobreviventes acenaram com uma bandeira branca, o SGT BARROS avistou na sequencia o SGT MARANDUBA plotou novamente, a festa era geral, não é possível descrever tamanha euforia, ficamos circulando até o helicóptero chegar, vimos cada vítima ser içada no guincho, a cada uma resgatada uma salva de gritos e euforia tomava conta, nos abraçamos em lágrimas, isto sim é um trabalho valoroso, desde já quero agradecer a DEUS e a todos os irmãos e irmãs que suplicaram a Deus, só ele para nos ajudar tanto assim.
MAIS CINCO VIDAS SALVAS EM MEU CURRÍCULO E NO CURRÍCULO DA TRIPULAÇÃO DO AMAZONAS E DO BLACK HAWK
"LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - pelicano 01"   
Amazônia 31 de outubro de 2014 ás 12:23
A noite a notícia do acidente foi destaque em muitos jornais e a primeira notícia do Jornal Nacional, pude ver o sorriso do pai de uma das vítimas, o enfermeiro do SAMU, a irmã da senhora gestante e outros parentes, isto não tem preço, trazer de volta ao lar um pai, uma esposa, um filho principalmente quando há bebês envolvidos é uma comoção nacional.
Saímos para comemorar e honrar a tradição, os pilotos pagaram quase toda conta, festejamos seis vidas salvas.
PÉROLAS DA MISSÃO
No calor da busca algumas frases se perpetuam as quais chamei de pérolas da missão:
____ Pelicano é Salvaero! Confirme tipo de vegetação?
Mata Atlântica!
____ Observador é piloto! confirme se estão sendo resgatados?
Ok, estão subindo no rapel!
____ Piloto não visual com objeto!
Visual com o coqueiro!
_____Visual com dez kilômetros de Buritis!
_____ Alguém ta no visual do objeto!
Five oclock! Right!
____ Observador não está visual!
Visual com o coração no descampado!
_____ Senão é advérbio ou conjunção!
De acordo com o léxico da linguística e as questões epistemológicas da metafísica...

RELATO DE UM DOS PILOTOS DO AVIÃO DE BUSCA - Ten ROSA

"Não Vou ser injusto em citar todas as pessoas que me ajudaram a chegar nesse momento, minha família, professores que me compartilharam seu conhecimento para superar cada barreira, meus irmãos de azul que conheci na Academia da Força Aérea em 2006, meus instrutores de voo no ninho das águias que ensinaram a duras horas de instrução a arte de dominar o mais pesado que o ar, no 1/11gav o nascente das asas rotativas onde consegui pairar e aprender a usar a mais versátil das plataformas de voo juntamente com uma parte dos irmãos de azul que fizeram daquela a melhor turma que passou por aquela unidade, ao Esquadrão Pelicano melhor esquadrão do mundo ,onde o sangue laranja se fez brotar nas minhas veias onde tenho o privilégio de conviver com os melhores profissionais que um homem pode ter o prazer de servir, a cidade de Campo Grande onde conheci pessoas que mudaram a minha vida para sempre e hoje a tripulação do 2810 que foi um Instrumento do Pelicano 01 (Deus) que fez ser a diferença na vida de 5 pessoas e um pequenino que poderá conhecer o mundo sobreviveram 6 longos dias! Não foi fácil essa jornada mas não há como mensurar encontrar um sobrevivente! Muito obrigado a todos que puderam fazer esse momento realidade, cada um de vcs estavam nesse momento lá! "Para que outros possam viver" Busca !!!!!"
FOTOS
UM BILHETE QUE NOS EMOCIONOU
Perseguidos por onças, não podiam ficar no local, a senhora que havia sido o motivo do vôo pois estava ainda com a placenta presa, soltara a placenta na selva e por isso acho que as onças os seguiam

Tripulação do Amazonas (que localizou os sobreviventes) e do Helicóptero (que os resgatou

PREFIXO DO AVIÃO ACIDENTADO

Ten Rosa no comando do Amazonas

Local do acidente
Tripulação do Amazonas
POSTO DE OBSERVAÇÃO SAR

NOSSA GALLEY COM FORNO E CAFETEIRA


SO GABRIEL UM DOS OBSERVADORES


A IMENSIDÃO DA AMAZÔNIA



Familia do meu irmão Augusto que me acolheu em Boa Vista
UM DOS PADRÕES PAGO PELO SALVAERO PARA CUMPRIRMOS




VISTA DO AVIÃO DO POSTO DE OBSERVAÇÃO



SGT BARROS - Na ânsia de encontrar os sobreviventes o MS (mestre de salto) lançou um paraquedista (SGT AQUINO) e também se lançou sobre a amazônia, juntos e mais os tripulantes do Esquadrão Hárpia fizeram busca terrestre até anoitecer

Os militares do Exército e do Corpo de Bombeiros, as 5:30 entrando no helicóptero para fazer uma busca terrestre

Esses dois militares foram os que fizeram o avistamento SGT BARROS E SGT MARANDUBA

a ALEGRIA DE TER ENCONTRADO OS SOBREVIVENTES DO PP-FFR

LINK DA ENTREVISTA DOS SOBREVIVENTES

http://g1.globo.com/rr/roraima/roraima-tv/videos/t/edicoes/v/piloto-e-enfermeiro-relatam-momentos-apos-acidente-com-aeronave-em-roraima/3736500/


http://g1.globo.com/rr/roraima/roraima-tv/videos/t/edicoes/v/paciente-gravida-que-estava-em-aeronave-desaparecida-permanece-internada-em-boa-vista/3736460/


http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/20543/BUSCA-E-SALVAMENTO---FAB-resgata-cinco-sobreviventes-de-acidente-a%C3%A9reo-em-Roraima

http://fab.mil.br/noticias/mostra/20565/BUSCA-E-SALVAMENTO-%E2%80%93-Bon%C3%A9-e-bandeira-ajudaram-na-localiza%C3%A7%C3%A3o-dos-sobreviventes