Translate

sábado, 25 de abril de 2020

A Fábula Política - Por Victor Adler (aluno da 2ª série do EM da rede particular)



Neste dia em específico onde é comemorado o Dia Mundial do Livro, compartilho esta resenha de minha autoria de um livro que me marcou de uma forma muito significativa. Antes de você ir, caro leitor, para a minha resenha, gostaria de evidenciar uma frase esplêndida do pensador Charles Elliot: "Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores".


A Revolução dos Bichos de George Orwell (autor de diferentes obras de distopia como 1984) se passa em uma granja que era liderada e administrada pelos humanos, em específico, o Sr.Jones. O livro retrata que nesta granja havia diversos animais que estavam descontentes com a exploração e abusos feitos pelo Jones. Desta forma, liderados pelo porco Major, os animais decidem majoritariamente fazer uma revolução. Nesta revolução, os animais expulsaram o Sr.Jones da Granja. Após expulsá-lo, os porcos assumem a liderança da granja, pois eram os animais letrados e mais "inteligentes".


Ao decorrer da narrativa, aparecem vários animais, todos com uma alusão histórica que Orwell vai usar muito bem neste livro. Os ensinamentos do Porco Major: "animalismo" que seria um conceito de igualdade que passa a ser usado como molde de governo pelos porcos, mesmo com a morte do Major. Vemos no livro que essa igualdade é utópica, pois os porcos vão ter mais privilégios que os demais animais, como acesso à leitura, melhores dormitórios e o "passe automático" para a liderança da granja. Aparecem dois porcos principais, o Bola de Neve e o Napoleão, no meio de uma intriga para a construção de um moinho, onde Napoleão é contra. Devido a isso, há uma eleição direta na granja para líder, onde o livro mostra que Bola de Neve iria ganhar. Por esta possibilidade, Napoleão arma um golpe para que Bola de Neve seja expulso da granja sob o pretexto de ter se alinhado aos humanos.


Para saber o resultado e observar diversos outros detalhes que aqui não foram citados, deve-se ler esta obra prima que é um livro para ser lido em uma tarde apenas. O livro feito no contexto da Segunda Guerra Mundial faz uma metáfora alusiva a traição soviética, onde os princípios da Revolução teriam sido esquecidos no decorrer da mesma. Além disso, o livro tece críticas ao autoritarismo, corrupção, privilégios (políticos ou sociais) e constrói seus personagens principais com base em personagens históricos. O porco Major apresenta semelhanças com Marx (animalismo análogo ao socialismo), Napoleão se assemelha a Stalin (onde no livro é amplamente criticado pela corrupção na gerência de Napoleão) e o banido Bola de Neve que seria Trotsky. Um livro ótimo para quem quer ter o primeiro contato, mesmo que indireto, com a Revolução Russa de forma divertida através de uma fábula moral.

Comentário do professor sobre o aluno Victor Adler: Ele é um dos meus alunos que tem verdadeira vocação para escritor e crítico, sempre está lendo, tem uma biblioteca pessoal que é raro para muitos alunos em sua idade, parabéns querido, Deus te mantenha sempre assim, é uma alegria para este professore ter alunos como você!
Gabriel Melo - Doutorando em Educação: World Ecumenical