Translate

sábado, 20 de abril de 2019


Idosos no Brasil: Valorizados ou negligenciados

 Por Victor Adler – Aluno de escola da rede particular do logradouro de Parnamirim.

Nota: Este artigo foi construído por um aluno muito dedicado a quem muito estimo pela construção de seus textos. O mesmo autorizou a publicação na íntegra do seu pensamento sobre os idosos. Este aluno estuda na primeira série do ensino médio.
   
 Sabemos que a cada ano que passa temos a presença de vários idosos integrando a nossa sociedade. Concomitantemente a população brasileira vem envelhecendo em um ritmo bastante acelerado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente 11% do total das pessoas no Brasil tem 60 anos ou mais. Esses dados evidenciam que se deve ter uma preocupação muito maior com os idosos por parte da sociedade e dos nossos políticos, através de políticas públicas que visem solucionar a desvalorização dos nossos idosos.
 Quando vamos fazer uma análise sensata dos fatos percebemos que o descaso com os mais longevos da nossa sociedade é muito exacerbado. Notamos essa "indiferença" para com os idosos e inclusive os mais novos terem seus direitos básicos de qualidade supridos também, há a necessidade de recorrer a iniciativa privada, como por exemplo plano de saúde onde há a presença de psicólogos, oftalmologistas, geriatras, etc. em grande escala onde a iniciativa pública tem como dever de oferecer para todos. A preocupação com os idosos também é papel do governo federal, o qual analisando o envelhecimento da sociedade, faria um projeto de Reforma da Previdência Social justa para todos, visto que é um problema que atinge diretamente os mais velhos da população.
 Frisando a situação dos idosos no Brasil, vemos que de governo à governo, essa classe vem sendo altamente negligenciada. Muitas pessoas com uma idade avançada adorariam ter uma aula de dança, de música, ou participar de algum programa artesanal, caminhadas, projetos de leitura entre outros programas que poderiam fazer os idosos se sentirem valorizados. Há várias formas de mudar essa situação, inclusive a iniciativa privada poderia fazer descontos para idosos que não tem condições financeiras de arcar com algum serviço básico privado e ser subsidiado pelo governo nos impostos. Estas seriam algumas  formas de valorizarmos os idosos e criar ferramentas para inclusão em meios considerados "tecnológicos".
 Enfim, no tocante a valorização dos idosos no Brasil ainda temos muito a melhorar, visto que ela é uma das classes que mais contribuem para o país e também são altamente negligenciados. Vendo todos esses problemas, os mais novos de nossa sociedade poderiam se sensibilizar e reivindicar todos estes direitos citados anteriormente para os idosos, uma vez que estão previstos em Lei como o Estatuto do Idoso e outros. Cuidemos do que todos seremos amanhã.
Parabéns querido aluno, espero que em brave lance seu livro.


22 comentários:

  1. De fato, os idosos vêm sendo bastante negligenciados e temos que nos conscientizar sobre a valorização deles. Aliás, grande parte do que temos hoje em dia e do que sabemos, foi por causa deles. Uma idade não deve definir o que podemos e o que não podemos fazer, eles sabem e têm o direito de fazer parte do que quiserem. Na sociedade que vivemos hoje em dia, existe até mesmo idosos com muito mais disposição do que os jovens. Claro que, temos que ter uma certa preocupacao com eles, mas a idade não vai definir nada. Os idosos devem ganhar a valorização merecida.

    Lívia Mel 1° A

    ResponderExcluir
  2. Realmente, os idosos são negligenciados pelo governo, mas também, pela sociedade. As autoridades possuem vários relatos de violação dos direitos dos longevos, coisa que nós temos que nos preocupar, pois daqui a vários anos seremos a gente no lugar deles e com certeza iremos querer os nossos direitos garantidos. Portanto, o governo não só precisa investir em políticas públicas para a melhor qualidade de vida dos idosos, mas também precisa promover projetos de conscientização sobre a importância para com os idosos.

    Leonardo
    1°A

    ResponderExcluir
  3. Os idosos vem sendo bastante negligenciados tanto pelo governo quando pelo os jovens.Mas temos que valorizar bastante eles não é só pela idade deles que temos que deixa pra la,existe muitos idosos mais disposto que muitos jovens por aí, é isso não valorizamos,temos sim que ter aque coidado mais não é só por isso que devemos deixa eles em uma cadeira sentado o dia todo ou como muitas famílias fazem é deixa eles em um abrigo pra idosos.E eles precisam ser mais valorizados por todos.

    Talita Raiany 1°A

    ResponderExcluir
  4. Sim, os idosos são negligenciados, e com isso é dever de nós mais novos de respeita -los porque é com eles que aprendemos, diversas coisas. E sim os idosos não são só negligenciado pela sociedade também pelos políticos onde não dão a segurança básicas como o do abandono constituído no artigo 98 do Estatuto do idoso,onde é proibido o abandono de idosos em hospitais ou em casas de hospitais, da violência constatado no Estatuto do Idoso que é proibido a violência física e verbal contra os mais velhos.Com isso devemos repensar o que nós estamos fazendo com eles homens e mulheres mais velhas que nós onde tem muito a nos ensinar.

    Guilherme 1 série A

    ResponderExcluir
  5. É verdade que os idosos sofrem negligência. Quando torna-se notório, por meio desses dados crescentes de violência contra o idoso – o Ministério dos Direitos Humanos no Brasil registrou um número superior a 33 mil casos de agressões a pessoas acima de 60 anos apenas em 2017 –, o desrespeito dos mais diversos setores da sociedade com a vida dessas pessoas fragilizadas, evidencia-se também um descaso com a história. Não só os idosos são parte fundamental de nossa população, uma vez que são cidadãos de igual relevância perante a lei, como também compõem parte da trajetória histórica que nos trouxe até aqui. Desse modo, aliar o conhecimento adquirido nas escolas com relatos desses atores da história de décadas passadas pode ser de fato engrandecedor no que tange as relações em coletividade, visto que entender o pretérito é um meio importantíssimo para desenvolver-se um futuro próspero.

    Cuidar dos que chegam em uma idade avançada é, portanto, demonstração de respeito e dever que nós, enquanto sociedade consciente, devemos assumir. Urge, sim, que nossos representantes nos poderes Legislativo e Executivo tomem providências para melhorar a qualidade de vida desses idosos - seja com projetos que visem integrar esses (as) senhores (as) em atividades que mantenham a saúde física e psíquica dos mesmos, ou com leis e punições mais severas para aqueles que atentem contra seu bem-estar -, entretanto, primeiramente, há de se mudar a mentalidade coletiva de nossa população, esta que é bastante imediatista e pouco se volta para questões de longo prazo.

    Assim, com conhecimento e compreenção de nossos erros atuais, poderemos pensar em como melhorar esse quadro para as futuras gerações de idosos, posto que, como citado pelo autor do artigo, nosso país tem uma crescente no envelhecimento populacional dos últimos anos.

    Emilly Lopes - 1° A

    ResponderExcluir
  6. Verdade os idosos sao negligenciados, e é obrigacao dos mais novos respeita-los acima de tudo, eles já passaram por muitas coisas e sabem de muita coisa no entanto tem muito a nós ensinar, de acordo com o artigo 98 do estudo do idoso qualquer tipo de agressão ou abandonou é crime

    Lucas Matheus - 1° A

    ResponderExcluir
  7. Diferentemente dos países orientais o Brasil vê os idosos como um peso na sociedade,pois nela, pois lá eles são tratados como pessoas importantes, sabiás e seus direitos são respeitados.Com o aumento da expectativa de vida muitos idosos vem tendo precariedades na saúde pública, no transporte, na segurança e etc,essa falta de recurso pode comprometer o bem estar dos mais velhos, embora exista leis e estatutos para garantir os direitos deles esse assunto vem sido deixado de lado.
    Sara Soares - 1º A

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, atualmente, os idosos são negligenciados no Brasil. O descuidado com pessoas que construíram o hoje para nós: jovens que muitas vezes não dão a importância necessária. É uma classe que é realmente "deixada de lado", entretanto eles não são debitados, muitas vezes são ate mais saudáveis que muitos jovens, porem encontram barreiras em coisas que deveriam ser básicas, como por exemplo a saúde. Nosso sistema de saúde publico, um que deveria atender a todos, esta deixando a desejar com a falta de investimento, muitos não possuem a capacidade de pagar um plano particular de saúde, um fator que deve mudar. Esse é apenas um dos problemas enfrentados por eles, existem várias como a exclusão de atividades, como citado no texto.

    Giovanna Aparecida, 1º A.



    ResponderExcluir
  9. Sim, infelizmente os idosos são negligenciados no Brasil, mas o governo não da a proteção necessária a eles, mesmo contendo o estatuto do idoso, onde o artigo 98 fala que é crime qualquer tipo de abandono ou não prover suas necessidades básicas. Também, o nosso sistema de saúde precário onde vários idosos deveria receber um atendimento de qualidade ou um plano de saúde onde praticamente não é viável por conta do valor. Contudo os idosos deram sua contribuição no país e com isso tiveram um papel fundamental na sociedade, alem disso, eles deram sua sabedoria aos jovens, todavia os mesmos não deram o devido apoio. Entretanto sabemos que existem idosos mais dispostos do que alguns jovens, mas mesmos sendo mais dispostos não quer dizer que não precise de atendimentos especiais.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, os idosos são sim negligenciados, mesmo com sua grande importância na população, o governo, e até nós jovens, muitas vezes, os negligenciamos,vendo-os como um peso, diferentemente dos orientais, mesmo com todos os artigos para defender o idoso, e afirmando que é crime qualquer negligência, agressão, ou algo que seja parecido contra um idoso. Sobre isso precisamos repensar o que estamos fazendo neste momento, e pensar que em um futuro próximo, nós seremos os negligenciados. Infere-se então que devemos primeiramente nos policiar e nos conscientizar em relação a este assunto, vendo que eles nos deram conhecimento, por mais que neste momento nós não tenhamos retribuído o favor que fizeram, e depois, tentar pressionar o governo, para que possa haver mais contribuição para os idosos, em todas as áreas necessárias, como a saúde por exemplo, visto que idosos têm mais disponibilidade de pegarem doenças mais facilmente do que um jovem por exemplo

    Letícia Silva
    1° Série A

    ResponderExcluir
  11. Sim, infelizmente, no Brasil os idosos são bastante negligenciados, mesmo tendo uma participação ativa na sociedade, o governo e até mesmo os jovens não dão a devida atenção. como citado no texto a exclusão dos idosos é um dos maiores problemas enfrentados por eles, entretanto tem vários outros como acessibilidade, saúde precária, e etc.



    O governo deveria investir mais em áreas que desse benefícios a eles, e nós jovens também devemos nos conscientizar e ter menos precopreconceito com esta parte importante da sociedade que um dia nós faremos parte.






    Matheus Raphael - 1° A

    ResponderExcluir
  12. Com toda certeza sabemos que o índice de idosos negligenciados é muito alto no Brasil e isso não é um ponto positivo pois não devemos fazer isso com ele, aprendemos muita coisas com eles e com isso fazem parte das nossas vidas. O mínimo que devemos ter por eles é o carinho, e o respeito principalmente. Agente ver muitos casos de idosos sendo injustiçados e abandonados, e isso é crime pois é uma geração que deve muito respeito e carinho. E o governo pode também investir em áreas de benefícios a eles. Existe muito preconceito da parte de toda a população brasileira em relação aos idosos! Então devemos nos conscientizar !


    Felipe Gabriel 1 A

    ResponderExcluir
  13. Concordo que políticas públicas que valorizem e sirvam para inserir os idosos na nossa sociedade são indispensáveis. Destaco, entretanto, que mais que cobrar do governo, deveríamos começar agindo dentro de nossa própria casa.
    Como cobrar do estado se também negligenciamos - salvo honrosas exceções - nossos idosos? Se quando um idoso se matricula no seu curso de inglês, ou na sua faculdade, ou na sua academia, eles não se sentem acolhidos? Por que torcer o nariz quando ele demora a compreender a lição, ou não sabe fazer o trabalho na plataforma eletrônica ou é o único que foi à aula porque não está no grupo de avisos do whatsapp? Por que dar tanta atenção às políticas grandiosas - e repito, necessárias - se as pequenas ações também tem um efeito gigantesco? Ocorre que vivemos num mundo tão acelerado que não temos mais paciência com o naturalmente lento...
    Acrescento também que quando falo em "idoso", não são as pessoas de 60 anos que me vêm à mente. Devido sobretudo ao progresso da Medicina, os 60 são os "novos 50". A maioria das pessoas de 60 anos estão, inclusive, inseridas no mercado de trabalho - que é o grupo que contribui economicamente com nosso país.
    Posto isso, e para que essa geração chegue na sua velhice com boa qualidade de vida, sugeriria uma política de saúde que focasse mais em prevenção do que nas doenças. Um trabalho de conscientização que começaria um pouco antes de se chegar à velhice propriamente dita. Um trabalho de Medicina familiar, onde os médicos pudessem acompanhar as famílias, orientando-as em sua alimentação, em práticas de esporte e em atividades em grupo que estimulem o convívio social. Pode ser uma utopia, não sei, mas certamente seria eficaz...

    Ana Luiza - 1° ano A

    ResponderExcluir
  14. Sim! Infelizmente aqui no Brasil, os idosos são tratados como incapazes de contribuir para o desenvolvimento do nosso país!
    A imagem do idoso muitas vezes é associada de forma errada a uma pessoa impossibilitada de realizar certas atividades, sejam elas físicas ou não.É evidente que o idoso não possui a mesma energia que os jovens hoje em dia , nesse caso, cabe à sociedade compreender esses idosos em seus processos de vida, e colaborar para que eles sejam valorizados e que mantenham sua posição e seus direitos com a família e a sociedade brasileira.
    Se estamos realmente preocupados com nosso presente e com o nosso futuro é preciso começar à compreendê-los e é valoriza-los desde agora!

    Maria Eduarda De Sousa 1A

    ResponderExcluir
  15. A negligência aos idosos cresce a cada ano e infelizmente não fazemos nada. Mas como queremos cobrar algo do governo se nem nós mesmos selamos as necessidades de nossos entes queridos. Os jovens de hoje em dia pensam que quando uma pessoa chega na terceira idade ela só se aposenta e não participa mais de atividades cotidianas de forma tão ativa, no caso da sociedade, mas na realidade muitos idosos praticam atividades que várias vezes jovens não tem o empenho de fazer. A parti do momento em que nós começarmos a nos preocupar com eles, estaremos não só abrindo um espaço a mais na sociedade para os idosos como também estaremos organizando o nosso futuro, pois um dia chegaremos a idade deles e também precisaremos de cuidados.

    Ada Oliveira Angelo - 1°ano A

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente, a negligência dos idosos é um grande problema no país. De acordo com o ministério dos direitos humanos, em 2017 foram registradas mais de 33 mil denúncias de abusos contra pessoas acima de 60 anos no Brasil, e esse número vem crescendo a cada dia. A relação dos jovens com os idosos muitas vezes deixa a desejar, pois os idosos possuem limitações físicas e mentais, e muitos são impacientes e acabam sendo desrespeitosos. Além disso, embora o estatuto do idoso garanta os direitos aos mais velhos, isso quase não ocorre e cabe ao governo tomar providências, como na saúde que é algo que deixa a desejar principalmente para os idosos que necessitam de um cuidado maior.

    Isadora R. de Araújo - 1A

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente nos dias atuais a realidade dos idosos é triste,temos uma grande taxa de idosos negligenciados e se as coisas continuarem como estão essa taxa tende a crescer mais e mais.É necessário a valorização dos mais velhos,pessoas sábias que sempre cuidaram de nós quando eramos crianças e que merecem agora serem cuidados.Para isso é preciso que mais pessoas se disponibilizem a lutar pela valorização dessas pessoas com mais idade,pois um dia todos seremos idosos.
    Maria Luísa Dantas - 1° A

    ResponderExcluir
  18. Sim! A negligência com os idosos é um grande problema do nosso país. Tratando-os com indiferença,por conta de “impossibilidade” da idade,pois não podemos comparar um jovem com um idoso em aspectos físicos,sendo assim, boa parte da população evita contratar idosos. É notório casos de negligência por parte da família,o idoso acaba sofrendo o abandono ou a exploração familiar,tendo casos de violência verbal e física. Os idosos ocupam cerca de 11% da população brasileira e estimasse que cerca de 30 anos esse número irá triplicar. Mesmo com todas as denúncias do descaso com os idosos vindo do governo,e a situação dessas pessoas só pioram,o governo não toma providências. Mesmo todos tendo a consciência de que os idosos são os pilares do passado,não os dão o devido respeito e cuidado, infelizmente acaba se tornando uma coisa frequente no nosso país.

    Anna Laura de A. Oliveira- 1º A

    ResponderExcluir
  19. A negligência dos idosos aumentam cada vez mais. A falta de interação dos idosos em nossa sociedade é grande. As pessoas não valorizam o grande valor que os idosos tem.
    A população deveria interagir mais com os idosos ,respeitando e buscando aprendizagem. A desvalorização não vem só da sociedade, mas do governo também. Acho que muitas vezes esquecemos que um dia estaremos no lugar deles, e a consequência vem futuramente.
    Eles só querem um ouvido para escutar suas histórias, e um bom amigo para acompanha-los em atividades diferentes. O governo deveria investir em movimentos agradáveis, pois esses chegaram a uma idade que não sabe o dia de amanhã, e deve viver os dias como se fossem únicos.
    Infelizmente isso vem ocorrendo no nosso pais por muito tempo, desde que a preguiça virou mas importante do que dá uma cadeira do ônibus para um idoso se sentar. Acho que chegou um momento da sociedade e o governo se conscientizar, e se colocar no lugar do outro. Mostrando e buscando por meio de palestras, reuniões, anúncios... a importância do cuidado e respeito do idoso, e fazendo a sociedade bem melhor.
    Leticia felix ,1 ano A.

    ResponderExcluir
  20. É notório que em todos os lugares existem vários idosos, inclusive no Brasil, e a tendência é aumentar essa população, entretanto eles não possuem uma infraestrutura adequada para fornece-los. Embora o Estatuto do idoso tente garantir os direitos deles, os idosos são tratados com inferioridade, já que por grande parte da sociedade ser velho não faz a mínima diferença.
    Existe sim uma parte da população que respeita e é consciente sobre essas pessoas,no entanto, a discriminação continua.

    Loreley Mendes, 1°ano A.

    ResponderExcluir