Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019


UMA PODEROSA ARMA
MATOU MAIS DE 200 MILHÕES SÓ COM AS IDÉIAS

USACH- Universidad de Santiago de Chile
Esta excelente universidade me acolheu por dois anos durante o mestrado
Ela está entre as melhores da América Latina
Meus eternos agradecimentos aos meus mestres da USACH

Qual o nome desta arma do mal que exterminou cem milhões de índios nas américas, e mais cem milhões de negros no processo de escravidão americano? 
O nome dela é ETNOCENTRISMO.  E o que é etnocentrismo?
Fomos acostumados desde a educação infantil a estudar o continente europeu como um continente que centraliza o pensamento e a cultura, sendo o centro do mundo, e olhe lá se não for assim até hoje, os valores e a educação é europocêntrica, pois se estudamos as revoluções industriais elas começam na Europa, o iluminismo e a revolução cultural também, as potências mundiais econômicas e culturais são apresentadas em sua maioria na comunidade europeia, como se a Europa fosse ainda hoje o centro do planeta e da cultura.
Essa maneira de pensar é europocêntrica, e foi isto que levou os europeus a pensarem que todos os povos que eles entraram em contato eram inferiores a eles e por isso deveriam ser subjugados, mortos e escravizados em um processo de encomendas e de guerras justas, pois o índio não catequizado era um animal e devia ser morto caso não aceitasse a imposição cultural europeia.
Isso não é algo novo, ele existe desde as primeiras civilizações, com suas atitudes e práticas de etnocentrismo ocorridas no Egito, Pérsia, Babilônia, Roma, Grécia e outros grandes impérios, os quais todos ruíram, não se sustentaram por suas práticas. Os gregos dentre eles são os mais etnocêntricos, chegaram a ser arrogantes em sua cultura, nem sequer chegavam a estudar outros povos, pois julgavam que todos eles eram inferiores, enfrentavam grandes exércitos com poucos homens, pois tamanha era a confiança de superioridade, um grego era igual a mil combatentes de outros povos, trezentos contra milhares e acabou por sucumbir ao império macedônico até Aristóteles ser professor de Alexandre o grande. Também os romanos pensavam assim, Roma era o centro do universo e dos deuses e suas divindades, em suas vastas extensões de terra e domínio, todos os povos que entraram em contato com eles foram derrotados e subjugados.
Na América foi ainda pior, quando Hernán Cortez chegou na capital Asteca de tenochtitlan, esta cidade possuía um milhão de habitantes com superestrutura jamais vista na Europa, pois lá a cidade mais populosa não tinha a metade desta população, nem Paris, nem Londres tinha tantos habitantes, os Astecas tinham um sistema invejável de plantações flutuantes para alimentar toda a população, tinham estudos e previsões calendáricas invejáveis, um povo que foi extinto por ser julgado inferior, Astecas do México, Maias da Guatemala e Incas do Peru não sobreviveram as maldades e doenças trazidas pelos europeus, que nas palavras de Darcy Ribeiro era um povo empestiado de doenças, a metade dos povos originários morreram pelo simples contato com doenças trazidas pelos povos de além mar, para maior tristeza vejo que meus ancestrais judeus tem monumentos em todos os lugares do mundo sobre o terror do holocaustro com seis milhões de mortos, mas índios e negros com duzentos milhões de mortos não ganharam monumentos nas américas.

Quando realizei minhas pesquisas no Uruguai e vi a triste matança dos Charruas, onde todos foram mortos e nada sobrou de indígenas nas mãos dos espanhóis na batalha de Salsipuedes, os únicos quatro sobreviventes indígenas forma vendidos em uma jaula para os zoológicos humanos de Paris e de outros centros europeus, uma coisa horrível, desumana, a índia Charrua guyunusa  deu a luz na jaula com as pessoas rindo e comendo pipoca, índios e negros eram sequestrados e levados para estes miseráveis circos, muitos deles na cidade luz, Paris, França que se dizem tão cultos e tão cruéis, o porque disso?

E-T-N-O-C-E-N-T-R-I-S-M-O.

Monumento aos últimos Charruas do Uruguai vendidos para os zoológicos humanos da Europa
Se você for ao Uruguai ele fica no parque do Prado - lindo.
Deixo aqui meus agradecimentos a Embaixada do Brasil no Uruguai por ter aberto as portas para este pesquisador, na pessoa do Auxiliar do Adido Gildoberto e sua esposa, obrigado pelo patrocínio.





Guyunusa com seu bebê ao colo (a esquerda)



Muito triste, pois isto é tudo o que resta dos índios uruguaios
Como pode ser mal o ser humano, estava no Chile quando por uma petição embargada junto a ONU a presidenta chilena, Michele Bacheler, conseguiu que todos os museus da Europa devolvessem os índios embalsamados como animais, para que seu povo (os Mapuches) pudessem sepultar com seus rituais os seus mortos, os índios receberam em lágrimas seus parentes e lhe deram um sepultamento decente dentro de suas tradições, gostaria que todos os países da América fizessem o mesmo em respeito a pessoa humana, e que estes países europeus pagassem severas indenizações pela maldade que praticaram.
Recomendo ao leitor que aprofunde este assunto de zoológicos humanos disponíveis no youtube:

Lamentavelmente nosso povo não se importa com a história de nossas raízes e matrizes étnicas, tão bem apresentadas no livro de Darcy Ribeiro “A formação do povo brasileiro", também disponíveis em oito vídeos de uma hora cada, nada disso é trabalhado nas escolas, nossos alunos nada sabem dessa matança.
Ao lermos “A conquista da América” de Tzvetan Todorov, vemos que o livro sai sangue por tamanha crueldade, e o mesmo pode ser visto nos livros do historiador gaúcho Janote Pires Marques da UFPE “O descobrimento do Brasil”.
ETNOCENTRISMO MATA AOS MILHARES
Precisamos combater esta prática, pois ela foi a causa de milhões de mortes só na América destes inocentes povos originários.
Devido a tanta crueldade é que o Brasil legislou em suas casas de república as leis que criminalizam esta prática como por exemplo:
LEI Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997. Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989.
Define os crimes de preconceito de raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:  "Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." Também o  "Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
Existem leis para demarcação de terras para indígenas e negros de quilombolas, mas com tudo isso, desde o dia 22 de abril de 1500 até a data de hoje: 01 de março de 2019, não houve um só ano que indígenas não fossem mortos, todos os anos as listas de índios mortos em conflitos por terra só aumentam e nada é feito.
Por este motivo professores e alunos devem ter ciência dos fatos que tristemente marcaram a história da civilização dos povos nas américas, genocídio, etnocídio e tantas outras palavras que podem definir este requinte de crueldade.
 Quando estive na Argentina também pesquisei sobre os povos originários de lá, e a melhor referência acadêmica de lá é Carlos Martínez Sarasola em um obra espetacular “Nuestros paisanos los índios” (2013), essa obra junta três livros fruto de pesquisas desse autor apresentando uma face antropológica, arqueológica e humanista, graças a Deus cheguei na Argentina para a edição desta enciclopédia indígena que faz parte do meu acervo pessoal (minha biblioteca com 5.400 livros) antes que me perguntem eu li todos, essa obra mostra em listas os extermínios de Atacamas, Diaguitas, Omaguacas, Huarpes, Tehuelches, Mapuches, Matacos e dezenas de povos indígenas. Foi maravilhoso ver a cara do ETNOCENTRISMO em suas pesquisas, um autor argentino que se debruçou sobre a verdade do extermínio, nós brasileiros estamos devendo esta página da história dos nossos indígenas, eu por exemplo tenho um livro de 300 páginas sobre isso, sem perspectiva de lançar pelo alto custo de um país que não valoriza a questão indígena nem a leitura, muito diferente do que encontrei fora do Brasil, se não mostrarmos a realidade do que aconteceu continuaremos em dívida com nossos povos originários, as obras de Sarassola abrem nossa visão sobre o indígena sulamericano.
Catedral de Buenos Aires onde ficava o Papa Francisco que tanto lutou pelos índios argentinos.


Recomendo a todos o passeio neste ônibus. Passaporte para dois dias com vinte e cinco paradas em pontos turísticos, o turista desce conhece tudo e a cada quinze minutos passa outro. Não precisa de táxi. Ele tem fone de ouvido com tradução em seis línguas dos pontos turísticos.

Esse é o meu jeito moleque de ser e pesquisar o que amo. A questão indígena minhas raízes e minha vida.
BREMEN PIRACIR JETUIN
(bom dia para vocês meninos e meninas na língua do meu povo Xukuru do Ororubá)
Obs. DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, ELE É MUITO IMPORTANTE PARA A EXPANSÃO DO CONHECIMENTO.





58 comentários:

  1. Estava dizendo hoje mesmo, o quanto o mundo perdeu queimando, destruindo, não resguardando materiais, conhecimentos dos povos maias, incas e astecas. Não buscando conhecer melhor esses povos e tantos outros. Exterminando tudo.

    Além, claro, da grande maldade desses atos.

    O avanço da antropologia infelizmente chegou atrasado ao conjunto dos conhecimentos humanos.

    É mesmo um excelent debate, esse.

    Alexandre Braga

    ResponderExcluir
  2. Olá professor,sou o Victor aluno da 1 série A do Ph3, provavelmente irei mandar algum artigo neste carnaval.

    Obs:em relação ao seu artigo,achei muito esclarecedor e interessante o seu ponto de vista em relação ao etnocentrismo

    ResponderExcluir
  3. verdade amigo que pena não é! obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. O etnocentrismo é algo que nunca deveria ter existido. Foi um massacre de mais de 200 milhões de pessoas. As nossas ideias são armas que faz com que o mundo viver em guerra cotidianamente. Maysa 9ª A

    ResponderExcluir
  5. O etnocentrismo é uma ideologia que só trouxe morte e sofrimento. Atualmente, muitas pessoas não têm noção dessas consequências por falta de aprofundamento do assunto nas escolas.
    É por causa dessa visão que muitos acreditam que os outros povos são "primitivos" e rudimentares. Infelizmente a antropologia surgiu de forma tardia, decorrente de ações etnocentricas, o que soa de forma irônica.
    Júlia 9 B

    ResponderExcluir
  6. A prática etnocentrica só nos trouxe momentos ruins ao longo da história.Se pensarmos bem também praticando etnocentrismo ,quando nos achamos melhores que os outros ou quando achamos que o outro está errado , porque nós pensamos de um jeito diferente. Jamylle 9ano"B"

    ResponderExcluir
  7. Sabemos que o Etnocentrismo é uma que visão que coloca o indivíduo como centro. Este preconceito vem desde sempre, temos a Europa como um grande exemplo que sempre foi julgada superior aos outros continentes. Lévi-Strauss acredita que o etnocentrismo é o fato de recusar a diversidade de culturas, minha tese é que as etnias não podem ser comparadas, cada povo com o seu costume.
    O prejulgamento esta presente na nossa contemporaneidade. Os índios e os negros foram os que mais sofreram como retratado no texto acima, não tiveram a chance de pensar e ter escolhas por serem considerados "inferiores", realmente foram tratados de maneira inumana, efetivamente esses assuntos deveriam ser tratados nas escolas e faculdades. "Um povo que subjuga outro forja suas próprias cadeias" Karl Marx.
    Beatriz Soares 9°B

    ResponderExcluir
  8. O etnocentrismo é praticamente resumido em superioridade,com essa prática muitas pessoas morreram,pois havia outras pessoas que se diziam superior a elas,mais na verdade todo mundo é igual independente de sua religião, cultura,cor e etc.Gabriel Eugênio 9*b

    ResponderExcluir
  9. o etnocentrismo, prática de se julgar superior e mais importante que os outros, trouxe muitas mortes e sofrimentos, isso foi devido as pessoas não aceitarem o simples fato de que todos são iguais independente de diferenças físicas, religiosas e culturais ... Um exemplo de povos que praticavam o etnocentrismo seria os romanos
    Fernanda 9° "B"

    ResponderExcluir
  10. O etnocentrismo é uma prática muita antiga que vem até os dias de hoje,causando muitas mortes de pessoas inocentes apenas por serem de uma cultura diferente e isso ainda só é comum pela falta de informações nas escolas,que tratam as civilizações que mais praticaram o etnocentrismo como o centro do mundo e seu conhecimento,seguindo por muitas vezes apenas essa linha de pensamento,descartando o conhecimento de outros povos.Exemplo disso é quando nós estudamos "velho mundo","novo mundo" e "novíssimo mundo", porque aqueles continentes existiam a muito tempo,mas conhecemos assim porque foi a ordem do descobrimento Europeu.

    ResponderExcluir
  11. O etnocentrismo é um pensamento que matou e massacrou milhares de pessoas. Hoje não conhecemos culturas que passaram aqui na nossa terra por causa do europeu é esse seu pensamento de que sao melhores, sendo que todos são iguais mais cada um com sua cultura e suas diferenças como raça,cor, étnia e religião.
    Mariana,9°A

    ResponderExcluir
  12. O etnocentrismo é uma das práticas mais erradas que poderíamos ter evitado antigamente e podemos não colocar em prática hoje em dia, porque por mais que ela tenha matado 200 milhões de pessoas ainda tem gente que tem atitudes etnocêntricas. E por causa disso perdemos muita coisa que poderia ter sido preservada. Hoje na idade contemporânea podemos dizer que "não temos essa pratica" porque estamos evoluindo cada dia mais, mas esse pensamento está errado por que é como eu falei no começo, existem pessoas que ainda tem esse pensamento e coloca em prática e isso começa nas mínimas coisas do dia a dia, vamos imaginar aqui por exemplo você é cristão e se acha superior a outra pessoa porque ela é espírita e isso pode acontecer ao contrário, então por mais que seja em mínimas coisas algumas pessoas ainda tem essa prática. Então concerteza a mesma coisa que eu falei no exemplo acontecia antigamente so que era de uma forma mais rígida vamos dizer assim.o etnocentrismo foi um massacre que podíamos ter evitado, pensamos que o etnocentrimos acabou, mas é mentira ele só está passando despercebido pela nossa boca e pelos nossos pensamentos.
    Fernanda-9°A

    ResponderExcluir
  13. O etnocentrismo visa o desrespeito ao ser humano pois,se somos todos iguais porque existe pessoas que se acham mais que outras? Essa é um pergunta que sempre irá ser discutida, mais posso falar algo relacionada ao futuro "só sei que nada sei" Sócrates. O futuro é inesperados,mas todas as pessoas esperam um futuro sem PRECONCEITO que os direitos sejam igualitários e todas as culturas,as opiniões e tudo que todas sejam igualitárias

    ResponderExcluir
  14. Etnocentrismo pensar que a humanidade faça isso com si própria e assustador,quantos séculos evoluindo e inovando pra ainda estar presente o preconceito e racismo e tantas outras coisas cruéis e ordinárias, nós inovamos ao ponto de sair do do planeta e não sermos capazes de de sair dos preconceitos que so nós puxam pra baixo nós aceitar e não desprezar uma cultura diferente e sim aprender e também ensinar e juntos evolur .E engraçado como com tanta evolução ainda sim não percebemos que juntos somos mais fortes mais inteligentes nos ajudamos.infelizmente a única coisa que pode fazer e pedir desculpas e sim pagar uma indenização, mas infelizmente ja aconteceu e era esperado que com o resultado do que o etnocentrismo causou agora não existice mais pelo sofrimento e as perdas que trouxe e sim tivemos aprendido com nossos erros .Oque não aconteceu e ainda sim pessoas negras e indígenas sofrem com o preconceito e nada disso teria a com tecido se percebecemos que ninguém superior a ninguém mas todos com suas diferenças.obrigado pela atenção. Alice Vitória 9A.

    ResponderExcluir
  15. O etnocentrismo é um ideal onde um povo ou um indivíduo se considera superior em comparação aos demais povos ao ponto de subjugalos,essa pratica além de ser cruel e ignorante ela está totalmente equivocada,pois esse ideal não considera a história,cultura e tecnologia dos outros povos como por exemplo:Os romanos e gregos que consideravam qualquer outro povo que tinha cultura diferentes eram chamados de bárbaros.
    Depois de todos os exemplos dados nesse blog sobre as varias perdas que ocorreram por causa da ignorância humana,sobre os povos que eram considerados primitivos,que várias vezes tinha mais tecnologia do que os povos que os destruiu,você leitor deve estar pensando que o etnocentrismo não serviu em nada em nossa evolução,porém se eu lhe contar que esse ideal mesmo errado ajudou em nosso processo de evolutivo.
    Depois de todas atrocidades que os povos praticantes do etnocentrismo cometeram,muitos os criticaram e assim surgiu o relativismo cultural,corrente funcionalista,contra cultura e etc que mudaram a ideia da sociedade e que mostraram como e errado o etnocentrismo,mesmo que todo o sofrimento dos povos que foram atacados pelo etnocentrismo seja gigantesco ao ponto que nem todo o dinheiro do mundo vai pagar essa dividí,mas ainda há ações para mudar tudo isso como no Uruguai.
    Essa é a minha humilde opnião,mas como toda ideia a minha também pode estar errada, então se discordarem gostaria de ler o comentário,pois quem sou eu pra não ser critico
    Rhyron 9B

    ResponderExcluir
  16. Podemos definir o etnocentrismo como a visão de pessoas que consideram seu grupo étnico superior aos demais. Geralmente os europeus que possuem essa visão etnocêntrica, o que causa diversas mortes de índios e negros, não só no Brasil, mas como também no mundo.
    Essas mortes vem de anos, e é visível na atualidade também, porém muitas pessoas não tem conhecimento por não ser trabalhado nas escolas e mídias. Leis já foram aplicadas para tentar conter esses assassinatos no Brasil, mas ainda não temos como resolvido a situação.
    O consentimento da população a essa questão é necessária para combatermos esse massacre que há em diversos locais e nos distancia cada vez mais de nossos nativos.
    Andreza, 9º B

    ResponderExcluir
  17. O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo de cada cultura, isso que entendi mais ou menos sobre o etnocentrismo
    A perspectiva de cada cultura e diferente e acho que nao deveria mudar isso
    OBS: FOTOS MUITO LEGAIS 👌👌
    Marcos Vinicius 9°B

    ResponderExcluir
  18. O etnocentrismo é uma forma que os povos de culturas,raças,religiões diferentes julgam superiores a outros povos,isso é muito triste,pois não é de agora que o etnocentrismo surgiu.

    Essa ação levou a morte de vários indígenas,negros e outros povos,não só no Brasil como no mundo todo.

    Ele já deveria ser evitado,mas muitas pessoas não tem esse tipo de conhecimento.Escolas,mídias sociais deveriam falar mais sobre esse assunto.

    Na minha opinião devemos respeitar todos os povos,dependendo de sua raça,religião e outros aspectos,devemos ser tratados igualmente!!

    Obrigada pela atenção!

    -Aluna:Alice Santos Trindade
    -9°B

    ResponderExcluir
  19. O etnocentrism é uma ideologia que nos acompanha desde o surgimento das primeiras civilizações, este consiste em fazer com que um povo, lugar ou pessoa sejam vistos como superiores aos demais. Essa prática esteve bastante presente entre os europeus, os quais se consideravam superiores e mais desenvolvidos do que os demais povos, provocando assim a morte e o sofrimento de milhões de pessoas só nos processos de colonização do continente americano; Os principais povos que sofreram com essas atitudes foram os negros e as tribos indígenas, onde muitas foram dizimadas por causa da ignorância e intolerância do ser humano. atualmente, muitas pessoas não tem conhecimento sobre as consequências do etnocentrismo devido esse assunto não ser tão exposto nas escolas e nos meios de comunicação. É necessário que mais pessoas conheçam o assunto e que este seja mais debatido para que a ignorância humana presente em práticas como o racismo, xenofobia e outras atitudes etnocêntricas não esteja mais presente na sociedade.
    Nathália lopes, 9°B

    ResponderExcluir
  20. É de conhecimento geral que o etnocentrismo nos acompanha desde os primeiros povos, vindo principalmente dos europeus. Onde, por conta da sua cidade natal se acham superiores as demais pessoas. Sabemos que quem mais sofrem consequências desse ato terrível são os indiginas e os negros. Por praticarem outra religião, terem outra cultura, os europeus achavam/acham que isso é motivo para mata-los. Devido a falta de ensino em escolas, crianças e adolescentes muitas vezes acabam concordando com os europeus sem ao menos saber o que realmente acontece. Pessoas não devem morrer por sua cultura, religião, seu lugar de nascença, ou qualquer outro motivo ligado ao etnocentrismo.
    Giovanna 9° B

    ResponderExcluir
  21. Etnocentrismo é uma visão q considera um povo superior aos outros povos.essa ideologia está presente desde o surgimento das primeiras civilizações(gregos e romanos) e só trouxe desrespeito, preconceito e morte de milhares de pessoas ao longo da história.se paramos pra pensar, muitas vezes nós também somos etnocentricos,tipo quando a gente se acha mais esperto que uma pessoa ou quando diz que essa pessoa tá sempre errada e nós somos sempre os certos, simplesmente por ela ter um pensamento crítico diferente da gente.racismo e xenofobia são exemplos dessa visão que é comum hoje em dia e que nunca deveria existir.
    Luiz Eduardo-9B

    ResponderExcluir
  22. Etnocentrismo é acreditar que o seu grupo étnico, nacionalidade ou nação, é mais importante do que as demais. Quando os Europeus cometiam esse erro, eles estavam sendo preconceituosos com as outras nações e isso causou a morte de milhares de pessoas.
    Desmerecer algo não te faz melhor que ninguém.
    Aluna: Joyce 9ºB

    ResponderExcluir
  23. O etnocentrismo foi muito praticado pelos europeus, eles achavam que a sua cultura se tornava superior pelo simples fato de serem deles,causando não só preconceito entre nações mas também preconceito entre etnias, que por sua vez causaram conflitos no qual milhões de pessoas morreram.
    Fato é que o etnocentrismo sim é um ato que não deveria e nem deve existir tendo em vista que a vida de muitos foram tiradas por pensamentos de se colocar no topo. Podemos levar também para o meio em que vivemos,se achar o melhor só traz a infelicidade de outras pessoas se afastarem de você, o certo é ver que cada um tem sua importância na sociedade.
    Jean Henrique 9B

    ResponderExcluir
  24. Como já sabemos o etnocentrismo é a prática de julgar uma cultura como superior e as demais inferiores. Vemos vários exemplos de etnocentrismo ao longo da história: Nazismo que inferiozava os judeus e colocava as alemães como superiores; As sociedades Greco-romanas, já ditas pelo senhor: temos os europeus julgandando-se superior aos outros continentes e se colocando como centro do mundo; temos também a teoria do Dawinismo Social que deu uma desculpa para ações etnocentricas, pois para quem não sabe o Dawinismo Social dizia que existia culturas superiores que outros e que era o dever destas culturas evoluir as inferiores. O etnocentrismo antigamente também foi usado por culturas para impor o seu poder sobre aquela , um exemplo disso é o Nazismo. O Nazismo tinha tanto preconceito com os judeus, pois eles dominavam a economia alemã. Assim o Nazismo usou do etnocentrismo para fazer da Alemanha uma grande nação. Então de modo geral o etnocentrismo foi usado para conseguir poder e para que todos reconhecesse esse poder. O etnocentrismo foi a causa de xenofobia pelo mundo e de outros preconceitos que duram até hoje. E agora com a intensificação da extrema-direita pelo mundo, os risco de preconceitos feitos pelo etnocentrismo voltem com mais força. E isso é de extrema preocupação, pois já existem um grande preconceito pelo mundo e agora com a extrema-direita pelo mundo, os riscos do etnocentrismo voltar com toda a sua força é muito alta. E para impedir todo esse discurso de ódio de voltar pelo mundo temos que estudar as tragédias que etnocentrismo já fez e abraçar um principio do relativismo cultural: Nenhuma cultura é superior que a outra, apenas são diferentes. Não devemos seguir todos os princípios do relativismo cultural, pois ele diz que não deve interferir nas demais culturas e isso seria permitir que culturas que praticam atos de extrema violência. Então não permita que mais eventos terríveis aconteça pelo etnocentrismo.

    Caio Rodrigo 9° A.

    ResponderExcluir
  25. O etnocentrismo trouxe momentos tristes e de grandes sofrimento para milhares de pessoas.Julga uma cultura ser superior a outra está presente desde os romanos e gregos trazendo problemas para as pessoas

    Foi um momento de extrema violência

    Diego Honorato 9°B

    ResponderExcluir
  26. O etnocentrismo é a ideia de que um povo se ache superior em comparação aos outros povos chegando a inferiorizá-los, esse pensamento equivocado nos acompanha desde muito tempo, onde essa ideia só nos causa problemas como a morte de milhares de pessoas inocentes, por exemplo os europeus que se achavam superiores aos índios e negros e também o nazismo que inferiorizava os judeus. as pessoas devem ser tratadas com igualdade e respeito não inferiorizadas por culpa de sua crença ou cultura entre outros fatores.

    Nicolas 9B

    ResponderExcluir
  27. prova disso é: se você perguntar à qualquer um; "quem é mais evoluído, um indigena,ou alguém da cidade?" Já sabemos qual resposta terá.
    O que faz surgir o questionamento: seria então, o etnocentrismo uma primitiva característica humana? Acharmos involuntariamente que somos melhores que os outros, como uma forma de proteção por ter "medo" do desconhecido, ou pura ignorância?
    Por isso devemos estudar os erros do passado, para fazer diferente no presente.
    Cecília Henrique 9° A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O etnocentrismo claramente não é algo correto, visto hoje em dia por nossa sociedade que passou por todos os tipos de repressões, ao longo da história.
      Mas o porquê da forma pela qual não vemos o "massacre nas Américas" como um "grande holocausto" é simples; os tempos em que se passaram foram diferentes, e as "classes" afetadas foram outras, fazendo assim com que seja "ignorado" por muitos.
      Apesar de não percebermos, estamos ainda incluídos em um mundo totalmente etnocentrico

      Ps.: eu havia feito no bloco de notas e colei errado aqui, essa é a primeira parte do texto

      Excluir
  28. O etnocentrismo é uma prática antiga, que gerou muitas mortes, sofrimentos e tristezas, com um "simples" pensamento/ato de superioridade. Mas apesar de ser algo antigo, se pararmos para pensar e observar, veremos que acontece até hoje, pode ser que não da mesma forma como acontecia antigamente, mas de várias outras maneiras. Podemos ver isso até mesmo em nosso dia a dia, que sempre tem pessoas que se acham melhores que as outras, por simplesmente pensarem diferente, agirem diferente, por se vestirem diferente, por não terem as mesmas coisas e por várias outras coisas, uma coisa horrível, que nunca deveria ter passado a existir. -Bruna Rocha 9°'A'

    ResponderExcluir
  29. Não é de hoje que ouvimos diversas formas de ataques a humanos por nos mesmos!, o etnocentrismo só foi uma vertente ilogica, irracional, esse assunto não é novo, isso ocorria com oque conhecemos como eurocentrismo (a visão da europa do mundo) oque se torna mais cruel é quando você descobre que isso acontece até hoje, sempre todos com esse papo de "o ser humano evoluiu muito em quesito raciocinio" não podemos ignorar esse comentario (isso é fato) pois realmente nos criamos diversas coisas geniais, porém nós criamos nosso proprio veneno como ja dizia maquiavel " o homem é o lobo do proprio homem" da mesma forma que inventamos a solução, nós inventamos o problema, isso é claro, principalmente se focar na industria de produtos belicos, acredito que a solução seria os seres "humanos" serem mais humanos (fica a reflexão) Aluno:Gustavo Martins 9°A

    ResponderExcluir
  30. Etnocentrismo e uma ideologia onde indivíduos ou pessoas considera o seu grupo étnico e culturas superiores a outros povos e como centro de tudo.Essa prática ela muita antiga acontece desde das primeiras civilizações como no Egito e na Roma.Os europeus eles se achavam muito superiores aos demais povos e eles acreditavam que todos outros eram inferiores a eles e com isso eles subjulgavam a morte ou escravidão.A minha opinião é que essa prática ela muito ruim pois,ela causou milhares de mortes e sofrimentos por causa de um pensamento de superioridade. Aluno:Leandro Lucas 9°A

    ResponderExcluir
  31. O etnocentrismo, ele só trouxe e só traz desgraça na sociedade,porque é prática de pessoas se achar superior a outra em relação a sua cultura, foi graças a ele que matou mais 200 mil e pessoas, e naquela época e até hoje continua "matando", cada pessoa vive em uma cultura diferente, e teríamos que respeitar isso, pois nem uma cultura é melhor do que a outro. Na minha opinião a palavra mais importante nisso tudo, é o respeito, por que se houvesse o respeito um pelo o outro, talvez nada disso aconteceria, e isso vem de muito tempo desde das civilizações, e pelo tempo se cada pessoa tivesse conhecimento sobre isso, cada um iria se conscientizar, do quanto isso traz coisas ruins pra uma sociedade. LÍVIA 9 ano A.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Esse é um assunto que realmente divide opiniões e causa bastante contradição. Desde a pré-história o homem já se sentia superior ao outro, os mais fortes ficavam com a melhor caça, ou a melhor terra e assim em diante, o Etnocentrismo se manifestou de diversas formas na sociedade, Roma e Grécia por exemplo, se julgavam EXTREMAMENTE superiores a quaisquer outras nações, tanto que a Grécia se recusava a estudar os outros povos, o Nazismo foi outro exemplo do etnocentrismo na sociedade, após a Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha quebrada economicamente, Hitler procurava uma maneira de reerguer a nação, mas como fazer isso? Atacando as minorias. Nessa época os judeus tinham estabilidade econômica na Alemanha, mas, eram minoria e Hitler sabia disso, então ele culpou os judeus pelos problemas da Alemanha e sabia que teria auxílio do povo, até porque ele era um ótimo orador, (entenda, eu não estou defendendo Hitler) apesar de tudo, Hitler tinha um único objetivo: “Provar” que a raça ariana era superior as outras raças em relação a tudo, objetivo que a História nos mostrou que foi inalcançável.
    Por outro lado, podemos entender que sim, certas nações são superiores a outras EM CERTOS ASPECTOS, entenda: Se nós formos falar de economia, nações de primeiro mundo como Suécia, Noruega e etc. São superiores a países subdesenvolvidos, porém, se nós colocarmos lado a lado, uma criança indígena e uma criança nascida na cidade, quem vai saber construir um arco com maestria? Muito provavelmente o indígena. Isso nos faz lembrar do Relativismo Cultural, que diz que não existe cultura superior a outra, são apenas diferentes, e o exemplo dado prova isso.
    Podemos concluir então que o Etnocentrismo CULTURAL não passa de ignorância humana, mas provavelmente nunca deixará de existir e tende a crescer na sociedade atual.
    Aluno: Rafael Barbosa 9º ano “A” 
    (OBS:a conta de Rafael esta "bugada", ele ficou bastante tempo tentando enviar, porém, não conseguiu, então copiei o comentario que ele me mandou no "wpp" e colei aqui para tentar enviar por ele, pois não tem mais tempo pra esperar, desde então, muito obrigado pela atenção).

    ResponderExcluir
  34. O etnocentrismo não é algo obviamente correto, no olhar de nossa sociedade, porém naquele tempo quando ocorria um choque cultural entre indivíduos, pode-se dizer que cada um considera sua cultura como mais sofisticada do que as culturas dos demais
    E sim, perdemos bastante com esses atos Mas essa pratica esta ainda presente na atualidade, ideologias Nacionalistas, como facismo e nazismo e a superiorida branca em relação as outras etnias
    Mas bem, com isso tudo a história esta aí pra nos ensinar a não repetir o mesmo erro, e óbvio ter respeito a tudo, você não pode ser superior a nada, cada um tem sua diferencia
    -Anna Beatriz (9a)

    ResponderExcluir
  35. Determinado povo ou grupo, ao praticar o etnocentrismo, tende a limitar-se somente a sua própria cultura, desvalorizando as dos demais e julgando a sua maneira de viver como a "correta". É algo presente desde as primeiras civilizações e, infelizmente, prevalece até hoje, pois ainda há a visão de superioridade presente em nossa sociedade, seja etnicamente ou culturalmente.
    Isabella Neri, 9° A.

    ResponderExcluir
  36. O etnocentrismo é uma prática muito errada que existe há muitos anos, é quando uma pessoa ou um grupo de pessoas se acha superior aos demais, esse preconceito já matou muitas pessoas e infelizmente existe até os dias atuais.
    Maria Eduarda 9A

    ResponderExcluir
  37. O etnocentrismo é um dos conceitos mais tristes e mais SEM NOÇÃO, da antropologia. Se achar melhor do que os outros só porque uma pessoa não tem as mesmas ideias que a sua ou a mesma cultura, sendo que somos todos iguais! Mas isso é algo de muito tempo atrás, somos influenciados desde pequenos a olharmos para os nossos ideais, mas na maioria das vezes não nos ensinam a respeitar o jeito ou opinião dos outros... Lembrar que várias pessoas morreram por não aceitarem o seu jeito de ser é algo aterrorizante e bastante triste! Infelizmente, hoje em dia ainda existe esse preconceito, mesmo que seja em uma proporção menor, mas afeta as pessoas! É impressionante como o ser humano tem a capacidade de destruir a si mesmo e não alguns não conseguem evoluir...
    Helena Mirela, 9A

    ResponderExcluir
  38. Etnocentrismo é uma idéia que as pessoas, um povo tem acha que é superior aos outros,o que matou milhões de pessoas.Povos,culturas foram dizimadas por causa disso.Infelizmente é um conceito que ainda existe nos dias de hoje.Gabriella 9A

    ResponderExcluir
  39. O etnocentrismo é algo que está quase que enraizado no mundo, ao todo, é algo que só trás problemas, como grandes fatalidades históricas, exemplo, os ocorridos no período de colonização das Américas, problema mais conhecido como "etnocentrismo". O etnocentrismo é algo que a ainda está presente na sociedade, concerteza não é algo que foi deixado para trás, "história", se tivesse sido deixado para trás nosso mundo estaria bem melhor do que com o que convivemos. Esse problema, etnocentrismo, também conhecido como arma como diz em seu blog, matou milhões de pessoas e mesmo assim é algo que está presente no mundo. Pense comigo, se o etnocentrismo não existisse, o mundo seria tão ruim como é o de hoje? Se você já tiver um conhecimento base do assunto provavelmente responderia não, essa arma é um grande problema carregado no mundo a anos, algo que se erradicado teríamos uma grande melhora no mundo, infelizmente é difícil de enfrentar esse problema, essa arma, o etnocentrismo.

    *Desculpa a demora professor, não vou mentir, tinha esquecido, akskskks*

    José Eduardo 9°A

    ResponderExcluir
  40. O Etnocentrismo jamais deveria ter existido pois foi uma forma muito absurda de superioridade em que o Europeu criou para se sentir superior a qualquer outra nação em que se iguale em aspectos de avanço benefíciadores para uma nação.A prática do Etnocentrismo é algo nojento e desagradável que ainda hoje acontece em nossa sociedade de uma outra forma,onde qualquer pessoa se sente superior a outra usa isso como privilégio para menosprezar o outro só pelo fato de ser inferior ao superior(...)

    -Felippe Domingos 9A

    ResponderExcluir
  41. O Etnocentrismo nunca deveria ter existido, se os Europeus nunca tivessem criado, o mundo não estaria como está hoje, o etnocentrismo trás com ele vários problemas, um deles é a questão da superioridade, quando algo se sente maior do que o outro, ou seja, quando uma pessoa se sente mais inteligente que a outra por exemplo. E no nosso dia a dia, ainda podemos ver a prática do etnocentrismo em vários lugares infelizmente, e com ele trás a questão das armas como está no seu blog, uma coisa que já matou milhões, ou talvez bilhões de pessoas, e ainda mata todos os dias. Se todos tivessem abolido o etnocentrismo o mundo teria uma gigantesca melhoria, bem melhor do que está agora.

    ResponderExcluir
  42. O Etnocentrismo nunca deveria ter existido, se os Europeus nunca tivessem criado, o mundo não estaria como está hoje, o etnocentrismo trás com ele vários problemas, um deles é a questão da superioridade, quando algo se sente maior do que o outro, ou seja, quando uma pessoa se sente mais inteligente que a outra por exemplo. E no nosso dia a dia, ainda podemos ver a prática do etnocentrismo em vários lugares infelizmente, e com ele trás a questão das armas como está no seu blog, uma coisa que já matou milhões, ou talvez bilhões de pessoas, e ainda mata todos os dias. Se todos tivessem abolido o etnocentrismo o mundo teria uma gigantesca melhoria, bem melhor do que está agora.
    -Pedro Henrique Pinheiro 9 ano A


    Obs: professor, publiquei 2 vezes porque tinha esquecido de colocar meu nome, desculpa.

    ResponderExcluir
  43. Etnocentrismo é uma das principais causas de morte no mundo todo e em todas as épocas por exemplo dos europeus q se julgavam superiores a todos os povos que não fosse da Europa como os índios que eram bem mais desenvolvidos que eles em alguns pontos de vista na segunda Guerra os alemães quiseram dominar todos os países tentando fazer um país gigantesco e hoje em dia os Neo nazistas e a raça ariana se julga superior a todos Resumindo o etnocentrismo é quando uma etnia se julga superior a outra

    Fábio Luiz 9°a

    ResponderExcluir
  44. O etnocentrismo é quando uma etnia se julga melhor ou mais importante que outra os Europeus eram muito etnocentristas pois toda etnia que não seja eles era inferior no caso da segunda Guerra Mundial os alemães se julgavam melhores que todos os países da Europa querendo lutar em duas frentes em tempos diferentes
    Voltando nas grandes navegações 200 milhões de índios foram mortos na América que é aproximadamente a mesma população do Brasil hoje, hoje em dia os Neo nazistas são extremamente preconceituosos com qualquer outra raça


    Fábio Luiz 9°a

    ResponderExcluir
  45. O etnocentrismo é quando uma etnia se julga melhor ou mais importante que outra os Europeus eram muito etnocentristas pois toda etnia que não seja eles era inferior no caso da segunda Guerra Mundial os alemães se julgavam melhores que todos os países da Europa querendo lutar em duas frentes em tempos diferentes
    Voltando nas grandes navegações 200 milhões de índios foram mortos na América que é aproximadamente a mesma população do Brasil hoje, hoje em dia os Neo nazistas são extremamente preconceituosos com qualquer outra raça


    Fábio Luiz 9°a

    ResponderExcluir
  46. Definir o etnocentrismo como a versão de pessoas que consideram o grupo étnico superior aos demais

    ResponderExcluir
  47. Se nós pensarmos que o etnocentrismo que é o foco na Europa como continente principal
    Isso leva o racismo e preconceito com superioridade

    Vamos pensar assim

    Só pela sua cor e raça vai o tirar do grupo da sociedade humana?



    Leonam Lucas 9b


    Obrigado por ler e refletir comigo

    Tire sua opinião nos comentários lá em baixo
    Vlw

    ResponderExcluir

  48. O etnocentrismo é uma coisa Muito errada e que só causou destruição e preconceito ao longo da história da humanidade.

    ResponderExcluir
  49. O etnocentrismo é uma coisa Muito errada e que só causou destruição e preconceito ao longo da história da humanidade. Por se considerar melhor que os demais
    Rodrigo Guilherme 9 ano b

    ResponderExcluir