PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
PAULO GABRIEL B. DE MELO
RESUMO
Para
muitos educadores a criança aprende brincando, embora os distúrbios da
aprendizagem possam aparecer nesse processo por diversas causas. O desenvolvimento psicomotor
oportuniza às crianças condições de desenvolver capacidades básicas.
PALAVRA
CHAVE: Motricidade,
aprendizagem Educação.
INTRODUÇÃO
Segundo
Souza 2013, a relação entre o brincar e o aprender é deveras importante porque
é no momento de divertimento que a criança pode se expressar através do jogo e
das brincadeiras; descarregar energia e agressividade; interagir com outras
crianças, se desenvolver, aprender...
Podemos diferenciar dificuldades de
aprendizagem de problemas de aprendizagem conforme nos fala Servantes 2013.
Pois, as dificuldades de aprendizagem podem ser provenientes de fatores
genéticos, orgânicos e demais disfunções cerebrais que acometem o sujeito desde
sua primeira infância; podem ser tratados, evoluindo ou não de acordo com a
faixa etária e outros intervenientes. Já os problemas de aprendizagem podem ser
provenientes de situações causais e relacionais que afetaram o sujeito causando
prejuízos emocionais e afetivos de várias ordens; também podem ser tratados,
superados e/ou amenizados, evoluindo ou não de acordo com o desenvolvimento
afetivo e emocional do sujeito.
Souza apud Fernández nos mostra que
a prática desenvolvida pelos professores ao propor a hora do jogo
psicopedagógico como estratégia para compreender os processos que podem ter
levado à estruturação de uma patologia no aprender se torna eficaz.
O desenvolvimento psicomotor
oportuniza às crianças condições de desenvolver capacidades básicas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É
brincando que a criança desenvolve suas competências nos afima Souza apud
Piaget, e é nesse momento que o professor educador deve estar atento para
perceber os distúrbios da aprendizagem, trabalhando e até mesmo encaminhando
para os diversos especialistas. A psicomotricidade é um parâmetro de avaliação
do desenvolvimento.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
SERVANTES, Luciano Ferraz. Aprendizagem e
autoria. EAD . 2013.
SOUZA,
Tânia Maria Filiu de.
Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competências Acadêmicas. EAD
2013.
WWW. Abpp.com.br
WWW. psicopedagogia.com.br
WWW. educar.com.br
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