Translate

sábado, 22 de novembro de 2014

INSTRUÇÃO NA AFA (Academia da Força Aérea)
TREINAMENTO DE EVASÃO CERBERUS 2014


1º dia
Decolamos de Campo Grande as 8h, pousamos ás 10 e já alterei o relógio para onze horas devido o fuso horário, uma questão que resolvi com três fusos horários na memória do relógio, ao pousar vejo a hora e altero. Recebemos apoio de viatura do oficial de operações, nos alojamos no hotel de trânsito e fomos na sequência para o rancho, briefing da operação, e reconhecimento do local das oficinas, onde seria realizado a parte prática, também conversei com minha afilhada pelo what zap, ela também é cadete da aeronáutica, assim como meu filho que foi cadete do Exército e hoje já está formado servindo no Paraná. No decorrer do dia chegaram militares de todo Brasil para passar conhecimento, é muita bagagem e experiência juntas.
Após a liberação fui correr escutando mp3, o preparo físico é uma constante para o militar além de ser bom para saúde, embora devido a quantidade de missões e envolvimento não faço quando quero e sim quando é possível.
O hotel de trânsito foi reformado, e recebeu os cadetes da Argentina, o avião deles estava no pátio, ao voltar da corrida fiquei conversando com o oficial encarregado dos cadetes argentinos o sr. côrtez, conversamos sobre a presidente Argentina Cristina e a presidente Dilma e a situação dos militares nos dois países, sobre o futuro dos homens das casernas e da doação que é servir a pátria, no meu caso 26 anos salvando vidas, nada mais, centenas de resgates e ele me falava da gratificante tarefa que tinha de instruir os cadetes.
2º dia
Abrimos uma trilha na mata de uns cem metros para a montagem da nossa oficina, cada grupo também foi montar a sua, é um trabalho braçal desgastante, vários calos nas mãos ao final do dia, é um dia único na vida dos alunos que receberão esta instrução, nosso esquadrão (2º/10º GAV - Esquadrão Pelicano) é muito profissional e prima sempre pela qualidade de tudo que faz, não nos contentamos com pouco, melhorar é uma meta.
3º dia e 4º dia instrução teórica
5º dia instrução prática nas oficinas
6º dia  Briefing do exercício
7º dia ao 9º dia exercício real.
A evasão é um dos mais difíceis eventos seja real ou exercício para um tripulante de aeronave, requer estratégia de toda uma força, atuação de diversos meios e plataformas de vôo, além de ser uma operação de altíssimo risco que já custou a vida de muitos militares ao redor do mundo, conversei com um piloto americano que ejetou em Kosovo na Bósnia (por ocasião do simpósio de combate sar em Brasília), é um evento que não se pode esquecer, ele nos contou com riquezas de detalhes, eu que só ouvia já imaginava a magnitude daquele evento.
Fui evasor real uma só vez em 26 anos de vida militar, não fosse a qualidade do treinamento que recebi das forças armadas do nosso país eu não estaria aqui contando história, hoje uso esse conhecimento para ajudar a formar outros.
O terreno onde é realizado o exercício é bastante diversificado, canavial, mata primária e secundária, charco, fazenda, estradas de fácil e difícil acesso, além de superioridade aérea diurna e noturna por parte do inimigo, patrulhas terrestres...
Esse ano o grau de dificuldade foi aumentado, haverá trecho noturno, pouso noturno e um percurso maior, fiquei com um grupo que correspondeu em profissionalismo, parabéns
É o tipo de exercício que leva o aluno à exaustão extrema, e é melhor está livre exausto do que virar prisioneiro de guerra, aos meus queridos amigos e amigas do Grupo 16 (alunos 006, 049, 070, 114, 195, 330, 345 e 420) meu respeito e admiração pelo profissionalismo e seriedade com que trataram o exercício, vibrei com os senhores e senhoras, este velho soldado é feliz com poucas coisas, os senhores são a minha alegria,  rejuvenescem o meu espírito, espero que Deus nos proporcione outros encontros... Foi para mim uma honra.
FORÇA, FÉ E HONRA

Paulo Gabriel  Melo - Membro do SAR desde 1990

VÍDEO DO EXERCÍCIO:
https://www.dropbox.com/s/3ipgm25a4ji2kxj/teseu2014_cerberus_FINAL3.mp4?dI=0












Nenhum comentário:

Postar um comentário