Translate

quinta-feira, 15 de junho de 2017

TEMA TEOLÓGICO

Corpus Christi - segundo o Prof. Dr. Felipe Aquino
fonte:  http://cleofas.com.br/qual-a-origem-da-festa-de-corpus-christi/
Um católico exemplar, que ao assistir suas aulas na Escola da fé, veiculada pela canção nova, sempre me alegro pela sua contagiante alegria ao falar da fé católica. Aos olhos de Roma ele é um destaque, tendo recebido uma condecoração que poucos leigos receberam, eu o admiro e lhe dou a minha bênção diaconal por tudo que fez e faz pela igreja de Jesus Cristo. Este pobre servo de Jesus é seu fã. Estás em minhas orações a Deus.

E por confiar nesta fonte católica é que reproduzo aqui seu artigo sobre uma das mais belas e ricas festas católicas: Corpus Christi.


Corpus Christi, é o centro da fé católica, é a nossa maior riqueza, ter Jesus vivo sacramentado e transubstanciado no maior milagre da Terra.
" A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo".
Como se originou a celebração de “Corpus Christi”:
Segundo o Prof. Dr. Felipe Aquino, surgiu na diocese de Liège, na Bélgica, de um sopro do Espírito Santo para o Papa Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, conforme citado a seguir:


"A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.
Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: Corpus Christi”.
Ocorreram também três eventos de grande importância para esta data memorável, ocorridos segundo Prof. Dr. Felipe Aquino na seguinte ordem:
1.    Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon e havia percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.
2.    Em 1290 foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, em pedras pretas e brancas, chamada de “Lírio das Catedrais”. Antes disso, em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica, e depois, então, em todo o mundo no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.
3.    Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

O que nós católicos acreditamos que contém a Hóstia consagrada:
1. CORPO
2. SANGUE
3. ALMA E,
4. DIVINDADE DE N. Sr. JESUS CRISTO
'É JESUS, É JESUS, É JESUS.
E para provar tudo isto é que ocorrem em todo mundo os milagres eucarísticos, como em Lanciano na Itália e muitos outros mais.
Já li muitos livros do Prof. Dr. Felipe Aquino, e particularmente gostei de todos, mas sempre tem um que nos toca mais e este foi para mim:
"Para entender a Inquisição. Prof. Felipe Aquino da sua própria editora, Cléofas", ao qual recomendo a leitura"
Parabéns Prof. Dr. Felipe Aquino. Deus o abençoe!
"Prof. Felipe Aquino
O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova".
Paulo Gabriel - Diácono Permanente OMB, Teólogo.



8 comentários:

  1. Caso o leitor queira saber bem mais visite:
    http://cleofas.com.br/qual-a-origem-da-festa-de-corpus-christi/

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Diácono, obrigada por tantos ensinamentos ricos sobre a história da nossa igreja, existem muitos católicos que ainda não conhecem o verdadeiro sentido do dia de corpus Christi. Conteúdo riquíssimo. Sua amiga e filha Joelma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga há mais de dois mil anos de história da igreja, é muito rica mas não conhecemos tudo, é muita coisa.

      Excluir
    2. Boa tarde!! Tenho muito que aprender sobre os eventos dá nossa Igreja , vou confessar que pouco sei sobre desse milagre dá hóstia consagrada que gotejou sangue, não sabia o motivo,que foi a dúvida do padre sobre a presença real de Cristo na eucaristia. Também assisto o programa do Prof.Felipe Aquino o método de evangelizar é interessante fácil de acompanhar.Queria também colocar um comentário sobre a missa de quinta feira , que missa abençoada senti uma paz que pela primeira em muito tempo não sentia Jesus perto de mim e como sou abençoada não quero mais reclamar de nada só agradecer Obrigada Obrigada meu Jesus Te amo amém!!

      Excluir
  3. Caro amigo (a) pax et bonum, Paz e Bem, da parte de N. Sr. Jesus Cristo.
    Sim, muita riqueza para se conhecer em uma vida só, mas façamos o possível para conhecer o máximo que a nossa brevidade permitir.

    "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo"

    Minha Bênção Diaconal e tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia...eu achei linda a historia dos milagres e o pq da origem da festa corpus christi...eu nunca duvidei que a hostia é e sempre serà p mim o corpo e o sangue do nosso Deus vivo...pq sempre senti a presença dele ali no sacrário no altar e a prova é que toda vez que eu comungo eu sinto indo ao encontro do meu Deus , eu consigo enxergar ele de braços abertos me dizendo vem minha filha estou de bracos aberto p ti ... , p te perdoar, te curar , restaurar e fazer um coraçao semelhante ao meu...e quando toca aquela musica então ...que bom Senhor ir ao teu encontro,poder chegar e adentrar a tua casa, sentar-me contigo e partilhar da mesma mesa...te olhar , te tocar e te dizer , meu Deus ,como és lindo...Ó meu Senhor , sei que nao sou nada
    sem merecer fizeste em mim tua morada. Mas ao receber-te perfeita comunhão se cria.
    sou em ti, es em mim
    minh,alma diz , meu Deus , como és lindo...
    eu me derreto aos choro , me vejo como em um filme , clip com meu Senhor ,queria que esse momento,esse filme nunca acabasse...12 anos que passei sem poder comungar pq estava em união sem as bençaos...eu sentia e via ele me chamando eu eu sem poder toca-lo...sentia necessidade de casar na igreja só pelo amor ao meu Deus...eu sei que podemos comungar espiritualmente mas nao sentia tocada por completa, era como se eu podesse ve-lo e nao poder tocar.. e toda vez que eu comungo começo e termino dizendo me perdoa meu senhor comungo pq não mereço mas sim pq preciso de ti sempre,sempre , sempre sem to nada sou...!!!
    Vou terminando por aqui, senão escrevo um livro dos meus testemunhos de vida que são muitos ...

    Obrigado por todo aprendizado meu anjo,meu amigo,meu professor,meu padrinho , meu paizão...que Deus continue te abençoando ,iluminando sua caminhada de evangelização...(ide ao mundo e pregai meus evangelhos e ensinamentos,assim disse nosso senhor! e estas cumprindo muito bem...Parabéns👏👏👏☝👐)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, aeh conseguiu querida, parabéns.

      Excluir
    2. Caro amigo (a) pax et bonum, Paz e Bem, da parte de N. Sr. Jesus Cristo.
      oh querida, vc cresceu tanto, tornou-se uma linda cristã, sei que Deus está feliz. Continue estudando, orando, e não se perturbe o vosso coração, tenha fé em Deus que tudo se resolve na hora certa.
      "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo"

      Minha Bênção Diaconal e tenha uma boa semana!

      Excluir