Translate

sábado, 20 de dezembro de 2014

TEMA TEOLÓGICO - como fazer uma boa reflexão da leitura bíblica para sua vida

A VIDA DE UM CONSELHEIRO OU DIRETOR ESPIRIRTUAL
(como fazer uma boa reflexão da leitura bíblica para sua vida)
Há alguns anos ordenei-me diácono permanente OMB na Força Aérea, graças a um acordo diplomático entre Brasil e Vaticano que garante aos militares do Brasil. Assim sendo sou conselheiro espiritual de um movimento da igreja católica que se chama Equipes de Nossa Senhora e também de um congregação chamada filhos da ressurreição, hoje sou apaixonado pelas duas, pois as duas trabalham a espiritualidade da família e do casal e tenho aprendido bastante neste tempo.
Vejamos como devemos fazer nossas leituras bíblicas. Há um método na igreja chamado leitura orante ou "lectio divina" que consiste nos seguintes passos:


Em seguida leia e medite da seguinte forma um capítulo por dia como sugere o nosso fundador Pe Lindenberg.
CAPÍTULO DIÁRIO 20/12
20 de dezembro de 2014 (sábado):
Entendo o Capítulo. Na leitura do livro do apocalipse não se pode esquecer que o seu objetivo é consolar os cristãos que padeceram ou padecem tribulações. Por isso, o Capítulo lido por nós hoje consiste numa verdadeira consolação do povo cristão. Os cristãos que foram ou são fiéis são os únicos que poderão assistir de pé a ação de justiça de Deus, devido a sua fidelidade ao Cordeiro Imolado nos sofrimentos que lhes foram impostos pelos malvados. Neste Capítulo temos diversas imagens da salvação inspiradas no salmo 23. Talvez possa ser um problema para alguns o número dos que serão salvos. Interrogar-se-ão por que apenas 144 mil serão salvos? A resposta é que 144 e múltiplo de 12 vezes12. O numero doze representa a totalidade para o povo antigo. Logo 144mil representa a totalidade de todos os seres humanos.
7 Os que servem a Deus serão preservados — 1Depois disso, vi quatro Anjos, postados nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos da terra, para que o vento não soprasse sobre a terra, sobre o mar ou sobre alguma árvore. 2Vi também outro Anjo que subia do Oriente com o selo do Deus vivo. Esse gritou em alta voz aos quatro Anjos que haviam sido encarregados de fazer mal à terra e ao mar: 3"Não danifiqueis a terra, o mar e as árvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus". 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 5Da tribo de Judá, doze mil foram marcados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gad, doze mil; 6da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Neftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; 7da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; 8da tribo de Zabulon, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil foram marcados.
O triunfo dos eleitos no céu — 9Depois disso, eis que vi uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados com vestes brancas e com palmas na mão. 10E, em alta voz, proclamavam: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro!" 11E todos os Anjos que estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Seres vivos se prostraram diante do trono para adorar a Deus. 12E diziam: "Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém!" 13Um dos Anciãos tomou a palavra e disse-me: "Estes que estão trajados com vestes brancas, quem são e de onde vieram?" 14Eu lhe respondi: "Meu Senhor, és tu quem o sabe!" Ele, então, me explicou: "Estes são os que vêm da grande tribulação: lavaram suas vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro. 15É por isso que estão diante do trono de Deus, servindo-o dia e noite em seu templo. Aquele que está sentado no tronoestenderá sua tenda sobre eles: 16nunca mais terão fome, nem sede, o sol nunca mais os afligirá, nem qualquer calor ardente; 17pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, conduzindo-os até às fontes de água da vida. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos".
Bíblia de Jerusalém - Todos os direitos reservados.
Medito o Capítulo. O versículo 13-14 será a base para a nossa meditação no dia de hoje. Nele encontramos aquela resposta que necessitamos ouvir quando a dor do Reino de Deus doer demais. Quem são estes vestidos com veste branca e com uma palma na mão? Quem são estes que estão de pé diante do Cordeiro e entoam louvores a Ele? São os que vieram da grande tribulação. Embora muitos são os discursos contrários a vida humana consiste numa grande tribulação, mas o que conta é a maneira com a qual eu passo por ela. Ainda, não podemos esquecer-nos das palavras de Jesus: “no mundo tereis tribulações, mas coragem eu venci o mundo”; ou ainda, serei entregues nos tribunais, mas não vos preocupeis por que a vossa libertação se aproxima.
Vivo o Capítulo. Este Capítulo de hoje pede de cada um de nós confiança nas promessas de Deus. Exige um retorno aquilo que Deus nos prometeu. E isso o faz para que possamos suportar com galhardia as perseguições incompreensões diárias. Recorda aos cristãos que devem atravessar o mar da vida, muitas vezes turbulento, com os olhos fixos no autor e consumador de nossa fé: Jesus Cristo. Poder-se-ia dizer com o coração ao alto, firmes na esperança. Tudo isso fará que tenhamos alegria em meio às adversidades. Finalmente, ele é uma exortação para que não lancemos mãos as armas que nos são oferecidas pela maldade, mas que confiemos no auxílio de Deus, que vence os maus com a sua justiça.

FONTE: http://obradosfilhosdaressurreicao.blogspot.com.br/p/capitulo-diario-1111.html


Paulo Gabriel Melo - Teólogo e Psicopedagogo

7 comentários:

  1. Gostaria comentar sobre esse artigo, o quanto foi importante pra mim. Pois veio me ajudar a meditar melhor e acolher a palavra de Deus que tem todo norte pra nossa vida. Os passos da leitura orante" lectio divina" traz de forma muito inspirada e simples como trazer pra nossa vida de forma eficaz a palavra de Deus, em especial ensina a nos preparar pedindo a luz do Espírito Santo pra compreender, pedir perdão por não estar vivendo o que nos traz os ensinamentos do Senhor e ao mesmo tempo pedir forças pra colocar em prática. Também gostei muito da meditação desse capítulo do apocalipse, onde de forma clara veio nos mostrar que não será em vão todos os sofrimentos vividos aqui na terra e renova a alegria de esperar nas promessas de Deus. Obrigada Diácono Gabriel por trazer tantos ensinamentos preciosos que nos leva sempre mais pra perto de Deus. Sua filha espiritual, Núbia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADO NUBIA COSTA,
      que bom que este artigo pode acrescentar um pouco de teologia bíblica em sua práxis, é isto mesmo, o mais difícil é colocarmos em prática a Palavra de Deus em nossas vidas, mas certamente voc^está no caminho, parabéns continue seguindo a Palavra, ela com certeza é o caminho certo.

      Excluir
  2. Enteresante eu não sabia qual foi o tema de núbia mas tudo bem.como eu já tinha comentado ,eu não tenho facilidade de me concentrar pra ora ou reza ,pra me este hábito não é fácil fecha os olhos e falar com Deus eu não conhecia isso. É fato que também não sou Fan da leitura outra dificuldade e esse tema vai me ajudar muito com certeza por isso agradeço a Deus pelo o estudo e por ter a graça de ter conhecido você que Deus te abençoe. Nildo

    ResponderExcluir
  3. Caro aluno e amigo, Nildo Costa ou santidade kkkk
    É bom ver vcs todos crescendo, se dedicando aos estudos teológicos, aos poucos vamos conhecendo a exegese das Escrituras Sagradas, comentando, refletindo e ruminando em nossas vidas, parabéns por seu esforço, Deus te abençoe, seu irmão e amigo Diácono OMB Gabriel

    ResponderExcluir
  4. primeiro agradecer a DEUS POR SUA VINDA A NATAL,E PARABENNIZAR PELO SEU PROJETO, E vc SEMPRE PENSANDO EM AJUDAR AO PROXIMO,E SEMPRE MOSTRANDO E NOS ENSINANDO A VIVER QUE DEUS ESTA A NOSSA VOLTA. que ele esta sempre disposto a nos acolher e nos perdoar,QUE PENA DEMOREI A VOLTAR PARA A IGREJA,MAS agora me sinto TÃO importante para DEUS E SEI QUE DE ALGUMA FORMA ESTOU AJUDANDO A MIM E AOS OUTROS ...TB NÃO SOU FA DA LEITURA...MAIS DESSA FORMA ESTAMOS APRENDENDO MELHOR .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo (a) pax et bonum, Paz e Bem, da parte de N. Sr. Jesus Cristo.
      Evangelizar é preciso, em nossa curta jornada mostrar a bússola que é Jesus, para nos orientar nessa difícil estrada que é viver é que devemos fazer.

      "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo"

      Minha Bênção Diaconal e tenha uma boa semana!

      Excluir