Translate

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TEMA TEOLÓGICO: AUTOCONHECIMENTO

O CONHECIMENTO PODE NOS AFASTAR DE DEUS

Assim como o dinheiro pode nos afastar de Deus “é mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus” o conhecimento pode endurecer o nosso coração, como aconteceu com os doutores da Lei. Será que eles estavam certos? Será que os doutores de hoje também estão certos? Vejo pessoas com anéis de doutor nos dedos, mas já não sabem onde encontrar a Deus e muito menos vivem os preceitos que Deus deixou “pois grande é a porta da perdição e estreita é a porta que leva ao céu”. Veja a concepção da Doutora A. F. de um país da América do Sul sobre a palavra de Deus.
Qual é o modelo de corpo previsto no discurso mítico? Segundo um desses Mitos, a mulher foi criada por Deus tomando uma costela de Adão; o corpo da mulher nasce do corpo do homem”.
Se a Bíblia é um mito ela não tem valor para as três maiores religiões da humanidade: judaísmo, cristianismo e islamismo.
Quanto mais estudo mais medo tenho de estar afastando-me de Deus, e de que me servirá ganhar o mundo se eu perdesse minha salvação. Fui fazer as exéquias de uma empresária com muitos bens e fiquei a pensar: será que ela agora está aproveitando o dinheiro que Deus lhe confiou em vida num “resort” ou será que de todo dinheiro que ela possuía o único que ela aproveitou foram aqueles dois reais que ela deu ao mendigo no sinal? Jamais saberei! Sei apenas que a vida passa, e passa rápido. Ontem eu era criança que brincava na rua e hoje beiro a longevidade. Muitas são as armadilhas, mas o tempo está passando... e você meu irmão e minha irmã que caminho está seguindo? Para perto ou para longe de Deus? Conversei com um grupo de doutores hoje que não sei se eles encontrarão o caminho do céu. Rogo apenas a Deus que ilumine os seus corações, pois o tempo “está a passar”. Reflita esta semana se possível com a Bíblia sobre estas duas palavras: JUSTIÇA E SANTIDADE.
“Sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele” (Lc 1, 75)


Paulo Gabriel Melo - Teólogo e Diácono Católico

4 comentários:

  1. Oi Diácono Paulo Gabriel!

    A realidade da verdadeira devoção e santidade ao nosso Deus nos dá livre arbítrio. O texto acima tem a clareza da realidade e a forte esperança de mudança. O homem moderno sente a necessidade do ter, pois a vaidade o leva a pecar e todos somos passivos. No entanto quando somos conhecedores da palavra e do senso comum que DEUS é soberano, percebemos que mudamos nossa maneira de pensar e de agir. O texto acima nos alerta é um sinal de proatividade e solidariedade com o humano onde a sua salvação não é negociável e sim conquistada. A realidade do cotidiano é acentuada por um frenesi constante, em buscar de uma felicidade material.. Ao despertamos para uma conquista espiritual onde a justiça social e o amor ao próximo torna-se um desafio para nós cristãos. A aceitação do individuo se tornou um padrão estabelecido por uma sociedade... Porém, a obediência a Deus é o único meio de chegar a Salvação. O texto nos remete a repensar que tipo de cristão eu estou sendo, ou nós estamos sendo... Podemos até pensar " mais antigamente" não era assim, vivemos dentro de uma linha do tempo onde algumas situações são repetitivas e que se tornam um circulo... Quando faço essa observação é pelo pouco conhecimento que tenho de DEUS. Portanto, os ensinamentos que o Diácono Gabriel vem apresentando nos seus estudos e prática nos leva a uma compreensão que o único meio de chegar a santidade é o desapego e o temor a DEUS. Uma honra ter conhecido e conviver um pouco com alguém como você amigo, irmão e pai. Que DEUS te dê a graça de muitos anos de vida para RESGATAR almas e leva-las ao céu. Grande abraço meu nobre amigo! Zuleika Assis

    ResponderExcluir
  2. Boa noite aluna querida, Deus te abençoe!
    "Quando faço essa observação é pelo pouco conhecimento que tenho de DEUS"... modéstia sua já caminhas com Deus a bastante tempo, a semente plantada foi regada na dor e no sofrimento, agora estamos vendo ela florescer, mas ela já estava plantada pela sua bagagem histórica que vem de pais e avós..; bjs querida

    ResponderExcluir