Translate

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TEMA TEOLÓGICO - A SANTIDADE

NOSSA VOCAÇÃO É A SANTIDADE

Um grande padre da igreja, Pe Henri Caffarel, criador e fundador do movimento equipes de Nossa Senhora, ele impulsionava as famílias e em especial o matrimônio a viverem a santidade:
"Cada ser humano é único, e única é a santidade a que foi chamado"
As vezes somos duros demais conosco e com os demais, que bom que Deus é misericordioso, que salva o ladrão arrependido "ainda hoje estarás comigo no Paraíso" ou a prostituta arrependida aos seus pés "ninguém te condenou eu também não te condeno, vá e não peques mais", que chama o cobrador de impostos para ser seu discípulo. O Jesus que conheço perdoa quando nos arrependemos, mas para o arrogante que não consegue se arrepender ele é duro como foi com Judas "seria melhor que não tivesse nascido", Deus te ama e isso é fato, mas você deve sentir este amor e não se culpe tanto, apenas se arrependa e aceite o amor de Deus em sua vida.
Gosto de refletir as igrejas a que João se dirige no Livro do Apocalipse, devemos nos comparar a estas igrejas e vermos nossa conduta e como Deus nos aprova e reprova de acordo com nossa conduta, vejamos a pedagogia de Deus segundo João:
Éfeso - "devo reprovar-te por teres abandonado teu primeiro amor, recorda-te de onde caíste, converte-te e retoma tua conduta".
Esmirna - "não tenhas medo do que irás sofrer"
Pérgamo - "tenho algumas reprovações a te fazer... converte-te"
Tiatira - "reprovo-te pois deixastes a mulher que se afirma profetiza Jezabel em paz"
Sardes - "tens fama de está vivo, mas estás morto", "não achei perfeita tua conduta", "converte-te"
FILADÉLIA - "VISTO QUE GUARDASTE A MINHA PALAVRA... EU TE GUARDAREI NA HORA DA PROVAÇÃO", "TENS POUCA FORÇA, MAS GUARDASTE MINHA PALAVRA E NÃO RENEGASTE MEU NOME", "a provação virá sobre o mundo inteiro para submeter a prova os habitantes da Terra"
Laodicéia - "porque é morno, nem frio, nem quente, estou para te vomitar de minha boca.
Paulo Gabriel Melo -  Teólogo


10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu sofro de ansiedade e vejo isso demais, sou muito duro comigo e com os outros.

    ResponderExcluir
  3. reconhecer quem somos querido já é o primeiro passo para encontrar Jesus

    ResponderExcluir
  4. Somos chamados a ser santos, porque é possível com a graça de Deus, somos fracos e pecadores,mas trilhar o caminho para a santidade é reconhecer que sem a graça de Deus é impossível. Por isso temos o sacramento da reconciliação (confissão) que nos limpa e nos faz levantar novamente, assim como Jesus diz: a pecadora ia ser apedrejada, "Eu não te condeno, volte e não peques mais".
    É a luta contra o humano pecador que somos, que grita dentro de nós é o olhar com o coração para o divino e ver que tudo que sofremos aqui um dia vai passar e que nada se compara a Pátria Celeste.
    É querer o céu, não por presunção,mas, por vocação porque fomos chamados por Deus a santidade de vida, diante de tudo que se levante contra nós, tentar enchergar tudo pelo lado espiritual, porque não é o nosso corpo humano que nos sustenta, diante das provações e sim o nosso espírito que guiados pelo Espírito Santo de Deus, nos sustenta e nos faz caminhar rumo a Pátria Celeste.
    Acredito que as provações que enfrentamos seja ela qual for, tem que haver um sentido, o de nós aproximarmos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade querida amiga e aluna do curso teológico, não há outro caminho, é o único que temos, estou feliz pela sua luta por santidade, persista nós vamos conseguir. Deus te abençoe.

      Excluir
  5. Excelente colocação. Ser santo não será fácil mas valerá a pena.

    ResponderExcluir
  6. Querido Diácono, gostei muito do tema "Nossa vocação é a Santidade", pois nos faz refletir que cada ser humano é único, e única é a santidade a que foi chamado; assim como os casais foram chamados para o matrimônio, os solteiros foram chamados para a castidade. Outra coisa que me chamou bastante atenção no texto acima, que menciona o livro do apocalipse, foi quando João fala sobre as igrejas, que devemos nos comparar a estas igrejas e vermos nossa conduta, e como Deus nos aprova e reprova, para isto devemos ter a humildade de reconhecermos que somos pecadores e buscarmos o sacramento da reconciliação, para estarmos em comunhão com a igreja e os irmãos. Sua aluna Cleonice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga e aluna do curso de teologia, alegra-me ver o crescimento de vocês em pouco tempo, ser santo não é fácil mas é possível quando temos tantos exemplos lindos de santos em nossa igreja. vc foi o acesso de número 8 mil, quero comemorar e vc nem sabia... sinais tão simples e que me deixa tão feliz, oito mil pessoas leram e espero sintam a presença de Deus.

      Excluir
  7. Caminhar na Santidade não é fácil,mais é o caminho que eu desejo seguir ,tenho muita falhas e cobro demais de mim.Quero ser mais tolerante deixar de sentir medo desse sofrer.Perseverar na Fé deixar de julgar meu irmãos aprender a perdoar.Só agradecer a Jesus por tudo somente isso porque ele sabe do que eu preciso.Obrigada Jesus eu confio em vós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo (a) pax et bonum, Paz e Bem, da parte de N. Sr. Jesus Cristo.
      É um caminho lindo para se trabalhar a santidade minha querida amiga.

      "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo"

      Minha Bênção Diaconal e tenha uma boa semana!

      Excluir