Translate

terça-feira, 5 de agosto de 2014

TEMA: PSICOPEDAGOGIA E A MOTRICIDADE

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
PAULO GABRIEL B. DE MELO
RESUMO

            Para muitos educadores a criança aprende brincando, embora os distúrbios da aprendizagem possam aparecer nesse processo por diversas causas. O desenvolvimento psicomotor oportuniza às crianças condições de desenvolver capacidades básicas.
PALAVRA CHAVE: Motricidade, aprendizagem Educação.

INTRODUÇÃO
            Segundo Souza 2013, a relação entre o brincar e o aprender é deveras importante porque é no momento de divertimento que a criança pode se expressar através do jogo e das brincadeiras; descarregar energia e agressividade; interagir com outras crianças, se desenvolver, aprender...
            Podemos diferenciar dificuldades de aprendizagem de problemas de aprendizagem conforme nos fala Servantes 2013. Pois, as dificuldades de aprendizagem podem ser provenientes de fatores genéticos, orgânicos e demais disfunções cerebrais que acometem o sujeito desde sua primeira infância; podem ser tratados, evoluindo ou não de acordo com a faixa etária e outros intervenientes. Já os problemas de aprendizagem podem ser provenientes de situações causais e relacionais que afetaram o sujeito causando prejuízos emocionais e afetivos de várias ordens; também podem ser tratados, superados e/ou amenizados, evoluindo ou não de acordo com o desenvolvimento afetivo e emocional do sujeito.
            Souza apud Fernández nos mostra que a prática desenvolvida pelos professores ao propor a hora do jogo psicopedagógico como estratégia para compreender os processos que podem ter levado à estruturação de uma patologia no aprender se torna eficaz.
            O desenvolvimento psicomotor oportuniza às crianças condições de desenvolver capacidades básicas.
           
CONSIDERAÇÕES FINAIS
           
            É brincando que a criança desenvolve suas competências nos afima Souza apud Piaget, e é nesse momento que o professor educador deve estar atento para perceber os distúrbios da aprendizagem, trabalhando e até mesmo encaminhando para os diversos especialistas. A psicomotricidade é um parâmetro de avaliação do desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SERVANTES, Luciano Ferraz. Aprendizagem e autoria. EAD . 2013.
SOUZA, Tânia Maria Filiu de. Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competências Acadêmicas. EAD 2013.
WWW. Abpp.com.br
WWW. psicopedagogia.com.br

WWW. educar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário