Translate

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TEMA: TEOLOGIA - ASSUNTO: TEOLOGIA DO SILÊNCIO

TEOLOGIA DO SILÊNCIO

O profeta Oséias escuta a voz de Deus que o fala: 'vá ao deserto, quero falar-lhe ao coração', Deus em seu infinito amor nos fala igualmente e porque eu e você não escutamos sua voz, porque o mundo faz muito barulho, estamos desencontrados de nós mesmos, e o 'conhece-te a ti mesmo' virou utopia filosófica, é no silêncio (deserto) que Deus se revela, e se Ele não se revela, 'que não fale mais forte os nossos discursos e sim os nossos gestos' (Madre Tereza de Calcutá), pois vivemos num mundo que as pessoas falam muito, pensam muito, mas fazem pouco e amam pouco.
É no silêncio que abrimos o nosso coração para Deus falar, e assim podemos ver com que olhar nos vemos a nós mesmos, nos diz Santo Agostinho que 'o Senhor é mais íntimo de mim do que eu mesmo'. Jesus era um homem do silêncio nos mostram os evangelistas que Ele passou trinta anos no silêncio de Nazaré, após batizado foi ao deserto (silêncio) e sempre silenciava para ouvir a voz de Deus, em uma comunhão íntima com Deus, que coisa linda, diante da prostituta Ele fica em silêncio e escreve os pecados deles na areia, o silêncio grita.
Não devemos ter um discurso Eucarístico, devemos ser pessoas Eucarísticas, impressionamos mas não transformamos, veja-se como acertadamente aponta uma das regras de vida das filhas de Madre Tereza 'sejamos nós o alimento para os pobres.
Abraão nos mostra o Gênesis, está parado na entrada da tenda, em silêncio, com os olhos voltados para o caminho onde avista os anjos, e podemos perceber a beleza e a clareza da Palavra de Deus em seu Salmo 'ao ouvirdes a minha voz, não fecheis o vosso coração'. Precisamos deixar Deus ser Deus em nossas vidas, eu preciso ajudar Deus a me ajudar, pois com o amor que Deus me ama eu também sou chamado a amar, lembrem-se amados filhos e filhas a promessa de Abraão só se concretiza no final do encontro.
Quero compartilhar uma história que ocorreu com um amigo de Belo Horizonte chamado Tio Maurício que ocorreu em Maringá, que até hoje me envergonha a mim mesmo:
"ao conversar com um menino de rua o mesmo o diz:
___ Minha mãe é uma puta da zona.
Com receio de entrar no espaço sagrado do outro, tio Maurício perplexo com aquela afirmação apenas escuta, e o menino diz...
Um dia aqui em Maringá, estava muito frio, começava a cair geada e eu estava na porta da igreja da matriz, as pessoas passavam depressa para ir a missa, ninguém notou a minha presença, uma criança após a missa falou ao pai 'tem um menino ali, mas o pai puxou a criança e disse que estavam atrasados para visitar o avô... a missa acabou a e o rio da rua a fez deserta, com o deserto da rua veio a solidão, o frio, foi nesse momento que passou rápido uma mulher que parecia vir do trabalho e em um tom de raiva perguntou ao menino:
____Menino onde está tua mãe? E ele respondeu que não tinha mãe.
____Como assim não tem mãe? e teu pai onde está? Não tenho pai, respondeu ele.
Ele havia fugido de um patronato, pois não passava de uma ficha, já havia morado em casas mas tinha sido devolvido e queria ver além daqueles muros.
A mulher pensou e ficou olhando o garoto... Vem comigo, andaram até fora da cidade, chegaram em uma casa e ela disse eu moro aqui, mas as pessoas não podem nos ver juntos se não vou presa, você ficará escondido naquele sótão, tome banho e eu levarei comida todo dia para você. Eu sou uma puta da zona. Comecei a entender as palavras do Mestre "as prostitutas entrarão primeiro no reino de Deus". Ao visitar os prostíbulos ele me fala que sempre encontra uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na casa delas, pois em algum lugar do seu coração existe um ser humano que não é amado, é usado e fica vazio.
Deus não vai te perguntar quantas esmolas você deu, quantas missas foi, mas o quanto você amou. Esta história faz-me lembrar da parábola do samaritano.
O conselho dos muitos que tio Maurício me deu foi para não se preocupar em falar bonito, mas em ser verdadeiro, ainda te dou mais um conselho cuide do seu corpo, pois a espiritualidade passa pelo corpo, que é templo do Espírito Santo, devo entender o uso do corpo e a relação com Deus do corpo que temos e o corpo que somos, devemos buscar o silêncio para nos esvaziarmos, é no silêncio que Ele me fala ao coração 'vá ao deserto, quero falar-lhe ao coração', devemos nos silenciar ao apego, ao julgamento e a aversão pois estes com o medo são os grandes inimigos do amor.
Para me encontrar com Deus eu silencio, faço uma visita para mim mesmo e tomara que eu esteja em casa, precisamos nos encontrar. Deus pergunta a Adão: Onde estás? Do que estás te escondendo? o mais grave é quando me torno um estranho para mim mesmo, deves  ter consciência que você não é diácono para você mesmo, mas para o reino, e como em  dizia São João da Cruz 'enquanto eu dormia em mim o amor velava' e isso é lindo, esse profundo amor de Deus por mim, tenha consciência de que em todos os lugares você é diácono, mesmo quando não está fazendo nada.
O que Deus viu em mim? O que eu vejo em Deus?
Moisés no livro do Êxodo vai ao deserto (primeiro silêncio), vira pastor de ovelhas e as leva mais adentro do deserto (segundo silêncio), percebe que Deus se consome numa sarça que é um pequeno arbusto de espinhos sem valor e inútil, mas Deus fala de dentro da inutilidade, de dentro de mim e você. Deus se compadece (compaixão) de seu povo escravo, Ele não tem piedade (relação de poder), Ele tem compaixão e se esvazia para subir com o caído. Como a sarça inútil que Deus lhe fala, e manda Moisés retirar as sandálias pois aquele lugar é sagrado, quando nos aproximamos do outro, ainda que julgues inútil, tira tuas sandálias, pois o espaço do outro é sagrado.
Jesus faz silêncio quando levam a Ele a prostituta, dando tempo para que ela se arrependa e contemple a beleza do amor do amado (cântico dos cântico), pois os homens que passaram em sua vida a deixaram mais vazia, isso me ensina na diaconia que quando eu tiro algo de alguém devo colocar algo em seu lugar, Jesus tirou-a do pecado e colocou amor em seu coração "vai e não peques mais"
"Só desarma o outro quem está desarmado",desarmado de pré-conceito, arrogância, que não olha o outro com superioridade, Jesus nasce e morre fora dos muros de Jerusalém, totalmente desarmado, Deus quer fazer história conosco no lugar em que estamos.
Para achar uma pérola precisamos mergulhar em águas profundas, temos uma nostalgia do absoluto, saudade de Deus. Tio Maurício combinou com um menino de rua que o levaria ao médico no dia seguinte, porém ia passar bem cedo para poder conseguir uma senha, no dia seguinte de madrugada, o amigo do menino estava acordado e assustou-se em vê-lo tão cedo, acordou o colega com uma frase filosófica: Acorda amigo "pois quem dorme não vê Deus passar", nós somos um santuário, em 1Rs 19, 3-8 Deus não desiste de Elias, temos um Deus que não desiste de nós.
Para quem você é batizado?
Outro santo, homem justo segundo os evangelhos é o esposa de Nossa Senhora São José, muito pouco se fala dele, muito pouco se escuta o ecoar de sua voz, desprovido de vaidade, São Paulo fala que deve morrer o homem velho (o ego). A vida da sagrada família não foi fácil, sempre andando e fugindo, "a caminhada fortalece os meus passos", façamos tudo na presença de Deus estando com o coração presente sem permitir que a nossa mente esteja ausente.
Elias é o homem que segundo o livro de Reis se desespera e por um momento perde o sentido, fala Tio Maurício que a jarra de água e o pão de Elias são os pobres, os irmãos de rua, os filhos mais amados de Deus, o caminho é longo, mas se não tirarmos os olhos dEle como Pedro Ele nos dará forças para continuar.
Nós queremos uma igreja de aplausos que impressione e esta é uma grande tentação, porém Jesus era um homem tão pobre que nasceu em um curral, nasceu e morreu fora da cidade.
Precisamos trabalhar em nós três coisas que estão junto com o silêncio:
1ª Aprender a olhar as pessoas
2ª Aprender a ouvir as pessoas
3ª Aprender a ver as pessoas
É a leveza da brisa que trás Deus. Eliseu ao ser chamado por Elias pegou o seu arado e a as juntas de bois e queimou as juntas, ofereceu os bois e largou tudo para trás. Quais são os entraves e apegos que temos para seguir Jesus.
Quando Samuel vai ungir Davi ele é o único que está trabalhando, uma criança, se fosse hoje os pais dele seriam processados por trabalho infantil. Uma genuína espiritualidade passa pelo corpo, devemos cuidar dele, pois ele é obra do Espírito Santo, temos que ter paciência nas tribulações visto que todos os santos passaram por ela, é no lugar conflito que nasce a espiritualidade, quando vejo a dor humana, olho para o calvário e os vejo nas chagas de Cristo.
OUTRO MOMENTO É A ORAÇÃO DO CRISTÃO
Não devemos rezar somente quando achamos necessário, devemos rezar sempre e que a nossa vida seja um lugar onde deus se revela, assim devemos partir sempre em busca da nossa missão, pois todo lugar é lugar de missão. Não negligenciemos nada, pois aquilo que negligenciemos volta para nós. Com que amor você se ama, aprenda a olhar com compaixão para sua deficiência.
Como em Abraão a força nos é dada por aquele que nos põe no caminho. João Batista ao ver Jesus manda que seus discípulos o sigam, as pessoas de espírito não tem sentimento de posse. Devemos conhecer Jesus pelo caminho do amor. Seu verdadeiro lar é o lugar que você ama. O que alegra o coração de Deus é quando um filho ajuda outro.
Por fim aos amados membros do clero, cuidado para correrem o risco de virarem pastores de instituição em vez de pastores de Cristo. Deus não desiste de nós mesmo quando desistimos de nós mesmos.
"SE VIRDES AQUELE QUE AMO DIZE-LHE QUE SOFRO DE SAUDADE DELE". (São João da Cruz)
Oração a Deus
Possa meu ser Senhor da vida, ser tocado pela tua presença
Possa meu ser Senhor da vida, ser tocado pela tua sabedoria
Possa meu ser Senhor da vida, ser tocado pelo teu silêncio
Possa meu ser Senhor da vida, ser tocado pela tua compaixão
Possa meu ser Senhor da vida, ser tocado pela tua misericórdia

Possa meu coração meu bem amado, ser tomado pela tua ternura
Possa meu coração meu bem amado, ser tomado pela tua bondade amorosa

Possa meu coração meu bem amado, ser tomado pela tua alegria e pela tua paz

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diácono. Que reflexão linda! Acho que muitas pessoas não tem essa aproximação com Deus esperando um momento para se afastar da agitação do mundo, das pessoas. Acho que o deserto pessoal de cada um pode acontecer no meio do caos. Pois Cristo vive em nós, e é no nosso íntimo que O escutamos. Deixar o Espirito Santo agir em nós, é sentir Deus presente em todos os instantes. E isso reflete na nossa maneira de enxergar, tratar, se compadecer com os outros. Ouvi esses dias uma frase que diz: "Não deixe as pessoas te colocarem na tempestade delas, coloque-as na sua paz". E Deus é isso, é tanto amor.. que não há tempestade que dure. Nem em nós, nem no que transmitimos aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo (a) pax et bonum, Paz e Bem, da parte de N. Sr. Jesus Cristo.
      Seu comentário é um poema, lindo o seu retorno, seu reencontro com Deus, essa é a minha grande alegria, ver Jesus nos seus olhos e no seu sorriso. Obrigado por sua companhia, sua presença nos cursos me alegram, Deus te abençoe.

      "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo"

      Minha Bênção Diaconal e tenha uma boa semana!

      Excluir