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sábado, 12 de julho de 2014

DISFUNÇÕES CEREBRAIS QUE AFETAM A APRENDIZAGEM


DISFUNÇÕES CEREBRAIS QUE AFETAM A APRENDIZAGEM

Segundo Reinaldo José Lopes, autor de um artigo na revista   super interessante, há tempos que os neurocientistas sabem que ninguém executa uma terefa só com um lado do cérebro e muito menos que os mesmos neurônios executam sempre as mesmas tarefas. Logo, funções muito específicas podem ser privilegiadas pelo lado esquerdo ou direito, mas é mais provável que muitas tarefas funcionem em um esquema de mutirão, em que o papel de cada área varia dependendo da necessidade.
Os Concorda com essa opnião a Profª. Jerusa F. Salles ao afirmar que “os dois hemisférios cerebrais funcionam de maneira integrada”.
A utilização exclusiva de um lado do cérebro baseia-se em casos de pacientes com lesões cerebrais graves que realizam atividades supostamente ligadas às áreas perdidas, tamanha é capacidade cerebral.
Para Nicolelis:

"O que nós estamos vendo é que a atividade dos neurônios é sempre probabilística, diz Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro da Universidade Duke (EUA). "Não são sempre os mesmos neurônios que produzem a mesma ação. A atividade cerebral flutua."

O francês Dr. Marc Dax em 1836 foi o primeiro a sugerir que os hemisférios teriam funções diferentes ao observar pacientes com derrame cerebral e perceber que os movimentos eram limitados para cada lado afetado.
Os hemisférios esquerdo e direito são muito parecidos na forma externa, mas, possuem funções diferenciadas que podem ser exercidas predominantemente por um lado e não exclusivamente, o hemisfério esquerdo manifesta-se através do raciocínio e se expressa através da linguagem oral, e o hemisfério direito, o faz através da emoção e se expressa apenas através da linguagem visual.
            Todos os sistemas (córtex, lobos...) carecem de equilíbrio orgânico e psíquico do indivíduo para que o processo de aprender se estabeleça de forma adequada, embora fatores externos como método inadequado e outros também possam influenciar a aprendizagem. As causas mais comuns de dificuldades de aprendizagem são: fatores fora do sistema nervoso central, neurológicos periféricos, centrais transitórios e centrais permanentes.
            Crianças com disfunção cerebral são inteligentes quanto a sociabilidade e as informações verbais apresentadas. Sua dificuldades são específicas como por exemplo incapacidade de identificar letras e por sua vez palavras. A disfunção cerebral afeta áreas específicas como linguagem, leitura, escrita...
            Para Moojen (1999)

“crianças com disfunção sofrem muito por serem vistas como fracassadas, preguiçosas, desleixadas e pouco inteligentes por pais e professoras, quando na verdade seu impedimento é a nível intelectual e não de execução”.

            As principais disfunções cerebrais são: disfasia, dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e déficit de atenção (com hiperatividade). Torna-se então imprescindível a atuação preventiva do psicopedagogo de forma a mitigar os danos e bem conduzir a indivíduo no caminho da aprendizagem. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DOMINGOS, Gláucia de Ávila. TTC - Dificuldades do processo de aprendizagem. Esab. 2009.
FERREIRA, Vicente José Assencio e Simone de Figueiredo Cruz. Contribuições da neurologia à docência. EAD 2013.
LOPES, Reinaldo José. Artigo da revista super interessante. Ed. dez 2009.
LINHARES, Luana. Artigo: quando as disfunções cerebrais afetam a aprendizagem. 2011.
MOOJEN, S. dificuldades ou transtornos de aprendizagem? In: Rubinstein, E. (org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do psicólogo, 1999.

SALLES, Jerusa F. Dominância cerebral (Especializações hemisféricas). Artigo.

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