RESUMO
Muito contribuiu o pensamento de dois importantes
teóricos para o desenvolvimento do conhecimento e a aquisição da linguagem,
Piaget e as características do construtivismo formal e Vygotsky com o
construtivismo funcional, alavancaram as teorias da educação.
Para entender-se o desenvolvimento do conhecimento e a
aquisição da linguagem, torna-se necessário analisar a biografia e o pensamento
de Vygotsky que se voltou mais para
o estudo das funções psicológicas superiores, focalizando os instrumentos e
signos, linguagem e pensamento, enquanto Piaget, preocupou-se com o
desenvolvimento cognitivo da criança, e a língua, percorrendo as fases
sucessivas no desenvolvimento da inteligência. Suas teorias evitaram a
rotulação da criança e motivaram o respeito ao
crescimento e desenvolvimento infantil.
BIOGRAFIA
DE JEAN PIAGET
Jean Piaget iniciou sua
extensa biografia no dia 9 de agosto de 1896
(data de seu nascimento), em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai (Arthur Jean Piaget),
um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na
Universidade de Neuchâtel.
Em sua autobiografia
relata que desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Ele
foi uma criança precoce, dos sete aos dez anos estudou os moluscos, visto que
era abundante nos lagos suíços, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um
pardal albino aos 11 anos de idade.
Apontamentos biográficos referidos por John
Flavel (1975) mostra que Jean Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de
História Natural sendo assistente do diretor aos onze anos de idade e freqüentava
a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia, tendo recebido
a licenciatura em 1915 e o doutorado
em Biologia em 1918, aos 22 anos de
idade, fato bastante incomum.
Depois de formar-se,
Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental, freqüentou
aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas
experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele combinou a psicologia experimental
(estudo formal e sistemático) com métodos informais de psicologia: entrevistas,
conversas e análises de pacientes.
Em 1919, Jean Piaget mudou-se para a França, para trabalhar no
laboratório de Alfred Binet (psicólogo infantil que desenvolveu testes de
inteligência padronizados para crianças). Piaget notou que crianças francesas
da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o
pensamento lógico se desenvolve gradualmente.
O ano de 1919 foi um marco em sua vida. Jean Piaget
iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e pesquisou sobre o
desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia
levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma
evolução gradativa.
Em 1921, Jean Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no
Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra, dando inicio ao maior legado
de sua vida, quando observava as crianças brincando e registrava
meticulosamente as palavras, ações e processos do raciocínio delas.
Em 1923, Piaget casou-se com Valentine Châtenay, uma de suas
ex-alunas, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e
Laurent (1931). As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em
estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa. Em
1929, Jean Piaget aceitou o posto de
diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu à frente do instituto
até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no IBE Council e na
International Conference on Public Education, nos quais ele expressava suas
teses educacionais.
Enquanto prosseguia com
suas pesquisas e publicações de trabalhos, ele lecionou em diversas
universidades européias. Ele foi o único suíço a ser convidado para lecionar na
Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a 1963.
Em 1964, Jean Piaget foi convidado como consultor chefe de duas
conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as
conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados
das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo. Em 1979,
ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.
Até a data de seu
falecimento, Jean Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para
Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Jean Piaget
escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e
filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência
infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional
interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos
tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Jean Piaget morreu em
Genebra, em setembro de 1980 (com 84
anos) deixando o seu legado para os educadores.
A TEORIA DE JEAN PIAGET
Dedicou toda sua vida à investigação da formação e do
desenvolvimento do conhecimento, que ao fazer isso inaugura a Epistemologia
Genética, definindo-a como “pesquisa interdisciplinar” que se propõe a estudar
a significação dos conhecimentos, das estruturas operatórias ou de noções,
recorrendo a determinada ciência e seu especialista epistemológico, ao aspecto
lógico e a psicogenética ou estruturas mentais. A sua idéia central é que “o conhecimento não procede nem da
experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada do
sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas
novas”.
Para GOMES, Adriana (1999):
“A
tese exposta conduz Piaget à pesquisa sobre a psicogênese do conhecimento, não
só porque a psicogênese completa a sociogênese (o ponto de partida de qualquer
ciência foi fruto de um pensamento já formado), como também porque ela pode
constituir um mecanismo experimental capaz de caracterizar a Epistemologia
Genética como uma disciplina científica.”
Para Piaget o sujeito constitui com
o meio uma totalidade, logo o meio pode desestabilizar o indivíduo obrigando-o
a adaptação e readaptação. Essa adaptação comporta dois processos a saber:
assimilação (o sujeito incorpora um elemento do mundo exterior a sua estrutura)
e acomodação (o momento da ação do objeto sobre o sujeito).
A crítica feita por GOMES, Adriana
(1999) é que apesar da referida teoria acentuar a unidade do sujeito com o
mundo, ela não se preocupou em qualificar esse mundo com o meio.
“as
contribuições de Piaget muito contribuem para resgatar a condição libertadora
do conhecimento, mas temo que na falta de teorias mais completas a teoria de
Piaget seja colocada numa expectativa que não está a altura de se concretizar”
BIOGRAFIA
DE VYGOTSKY
Nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de
Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só
se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética,
adotando o nome de Belarus).
Seus pais eram de descendência
judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma
formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso
secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Em 1914 aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas
acabou cursando a faculdade de direito.
Formado, voltou a Gomel,
na Bielo-Rússia, em 1917, ano da
revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história
da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou
destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua
intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Para GOMES (1999) é
corroborada a questão do avanço para a psicologia soviética:
“Vigotsky merece realce por
sua posição que representou um avanço para a psicologia soviética. Após a
revolução de 1917, as formulações de Pavlov imperaram na Rússia por sua
característica antiidealista. É abandonada então o estudo da consciência que
segundo Vygotsky é uma limitação da psicologia a problemas pouco complexos
perdurando o caráter dualista e espiritualista do subjetivismo anterior.”
Tinha contato com crianças
portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão
dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.
Dentre sua idéias está o
pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o
indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio
sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele
transforma-se a si mesmo. Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da
natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e
deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de
signos, a linguagem.
Vygotsky atuou
intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado
e o desenvolvimento.
Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um
estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.
A
TEORIA DE VYGOTSKY
Visando a psicologia
materialista VYGOTSKY e
seus colaboradores se empenharam em recuperar o estudo da consciência,
inserindo as contribuições de Pavlov numa perspectiva mais ampla de
investigação, buscando a consciência de maneira mais ampla, objetiva e
concreta.
Utilizando o método histórico-crítico
VYGOTSKY empreende um estudo original e
profundo do desenvolvimento intelectual da criança, cujos resultados
demonstraram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um
processo absolutamente único.
Dessa forma conclui VYGOTSKY:
“todas
as funções psicointelectuais superiores se apóiam de dois modos no curso do
desenvolvimento da criança: por um lado, nas atividades coletivas, como nas
atividades sociais, isto é, como funções interpsíquicas; por outro, nas
atividades individuais, como propriedades do pensamento da criança, isto é,
como funções intrapsíquicas.”
O desenvolvimento humano, o
aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizado são os temas
centrais nos trabalhos de Vygotsky. Sua preocupação com o desenvolvimento do
homem está presente em toda sua obra. Ele busca compreender a origem e o
desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da espécie
humana e individual. Essa abordagem que enfatiza o processo de desenvolvimento
é chamada de abordagem genética comum a outras teorias psicológicas.
Para Vygotsky “aprendizado ou aprendizagem” é o processo pelo qual o indivíduo
adquire informações, valores... a partir de seu contato com a realidade, o
meio, o ambiente e as outras pessoas. O termo que ele utiliza em russo
(obuchenie) significa algo como “processo de ensino aprendizagem”, incluindo
sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas,
que pela falta de um termo equivalente no inglês, a palavra obuchenie tem sido traduzida
ora como ensino, ora como aprendizagem e assim re-traduzida para o português.
Vygotsky afirma que uma criança deve
percorrer todas as fases de desenvolvimento real (aquele que sabe fazer) e
proximal (aquele que sabe fazer auxiliado por outro), não sendo possível a
intervenção pedagógica se o aluno não passou pelas fases. O processo de
ensino-aprendizado na escola deve ser construído, então, tomando como ponto de
partida o nível de desenvolvimento real da criança.
O mecanismo de imitação para ele não era mera cópia de um modelo, mas a
reconstrução individual daquilo que é observado nos outros, visto que uma
criança mais avançada num determinado assunto pode contribuir para o
desenvolvimento das outras, essa posição era explícita para Vygotsky.
Vygotsky também trabalha com o brinquedo que cria uma zona de
desenvolvimento proximal na criança, tendo enorme influência em seu
desenvolvimento. Quando ele se refere ao brinquedo afirma que se refere a
brincadeira do “faz de conta”.
CONCLUSÃO
As teorias de Piaget e Henri
Wallon (não abordado neste trabalho, mas de importante referência) são as mais
completas e articuladas teorias genéticas do desenvolvimento psicológico de que
dispomos. Diferentemente desses dois estudiosos, Vygotsky não chegou a formular uma concepção estruturada
do desenvolvimento humano, a partir da qual pudesse interpretar o processo de
construção psicológica do nascimento a idade adulta. Ainda que o
desenvolvimento (da espécie, dos grupos culturais, dos indivíduos) seja objeto
privilegiado de suas investigações, Vygotsky não nos oferece uma interpretação
completa do percurso psicológico do ser humano; oferece-nos reflexões e dados
de pesquisa sobre vários aspectos do desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Biografia – Teorias – Piaget e
Vygotsky.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
GOMES, Adriana
Leite Limaverde e Maria Goretti Lopes Pereira (ORG). Psicologia da
Aprendizagem. Fortaleza – CE: Ed. Universidade estadual Vale do Acaraú. 1999.
NÓBREGA,
Eliza Viegas Brilhante da. Artigo científico publicado na Revista da
Pós-Graduação em Letras. João Pessoa, 2004.
OLIVEIRA,
Marta Kohl de. Vygotsky – Aprendizagem e desenvolvimento: Um processo
sócio-histórico. São Paulo. Scipione, 1997.
WWW. Abpp.com.br
WWW. psicopedagogia.com.br
WWW. educar.com.br
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