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quarta-feira, 9 de julho de 2014

PIAGET E VYGOTSKY

RESUMO

Muito contribuiu o pensamento de dois importantes teóricos para o desenvolvimento do conhecimento e a aquisição da linguagem, Piaget e as características do construtivismo formal e Vygotsky com o construtivismo funcional, alavancaram as teorias da educação.
Para entender-se o desenvolvimento do conhecimento e a aquisição da linguagem, torna-se necessário analisar a biografia e o pensamento de Vygotsky que se voltou mais para o estudo das funções psicológicas superiores, focalizando os instrumentos e signos, linguagem e pensamento, enquanto Piaget, preocupou-se com o desenvolvimento cognitivo da criança, e a língua, percorrendo as fases sucessivas no desenvolvimento da inteligência. Suas teorias evitaram a rotulação da criança e motivaram o respeito ao  crescimento e desenvolvimento infantil.

BIOGRAFIA DE JEAN PIAGET
Jean Piaget iniciou sua extensa biografia no dia 9 de agosto de 1896 (data de seu nascimento), em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai (Arthur Jean Piaget), um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval na Universidade de Neuchâtel.
Em sua autobiografia relata que desde criança interessou-se por mecânica, fósseis e zoologia. Ele foi uma criança precoce, dos sete aos dez anos estudou os moluscos, visto que era abundante nos lagos suíços, tendo publicado seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade.
 Apontamentos biográficos referidos por John Flavel (1975) mostra que Jean Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural sendo assistente do diretor aos onze anos de idade e freqüentava a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia, tendo recebido a licenciatura em 1915 e o doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade, fato bastante incomum.
Depois de formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental, freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele combinou a psicologia experimental (estudo formal e sistemático) com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.
Em 1919, Jean Piaget mudou-se para a França, para trabalhar no laboratório de Alfred Binet (psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças). Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.
O ano de 1919 foi um marco em sua vida. Jean Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e pesquisou sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de Biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Em 1921, Jean Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra, dando inicio ao maior legado de sua vida, quando observava as crianças brincando e registrava meticulosamente as palavras, ações e processos do raciocínio delas.
Em 1923, Piaget casou-se com Valentine Châtenay, uma de suas ex-alunas, com quem teve três filhas: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). As teorias de Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa. Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu à frente do instituto até 1968. Anualmente ele pronunciava palestras no IBE Council e na International Conference on Public Education, nos quais ele expressava suas teses educacionais.
Enquanto prosseguia com suas pesquisas e publicações de trabalhos, ele lecionou em diversas universidades européias. Ele foi o único suíço a ser convidado para lecionar na Universidade de Sorbonne (Paris, França), onde permaneceu de 1952 a 1963.
Em 1964, Jean Piaget foi convidado como consultor chefe de duas conferências na Cornell University e na University of California. Ambas as conferências debatiam possíveis reformas curriculares baseadas nos resultados das pesquisas de Jean Piaget quanto ao desenvolvimento cognitivo.         Em  1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.
Até a data de seu falecimento, Jean Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Jean Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Jean Piaget morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos) deixando o seu legado para os educadores.

A TEORIA DE JEAN PIAGET
Dedicou toda sua vida à investigação da formação e do desenvolvimento do conhecimento, que ao fazer isso inaugura a Epistemologia Genética, definindo-a como “pesquisa interdisciplinar” que se propõe a estudar a significação dos conhecimentos, das estruturas operatórias ou de noções, recorrendo a determinada ciência e seu especialista epistemológico, ao aspecto lógico e a psicogenética ou estruturas mentais. A sua idéia central é que “o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada do sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas”.
Para GOMES, Adriana (1999):
“A tese exposta conduz Piaget à pesquisa sobre a psicogênese do conhecimento, não só porque a psicogênese completa a sociogênese (o ponto de partida de qualquer ciência foi fruto de um pensamento já formado), como também porque ela pode constituir um mecanismo experimental capaz de caracterizar a Epistemologia Genética como uma disciplina científica.”
            Para Piaget o sujeito constitui com o meio uma totalidade, logo o meio pode desestabilizar o indivíduo obrigando-o a adaptação e readaptação. Essa adaptação comporta dois processos a saber: assimilação (o sujeito incorpora um elemento do mundo exterior a sua estrutura) e acomodação (o momento da ação do objeto sobre o sujeito).
            A crítica feita por GOMES, Adriana (1999) é que apesar da referida teoria acentuar a unidade do sujeito com o mundo, ela não se preocupou em qualificar esse mundo com o meio.

“as contribuições de Piaget muito contribuem para resgatar a condição libertadora do conhecimento, mas temo que na falta de teorias mais completas a teoria de Piaget seja colocada numa expectativa que não está a altura de se concretizar”

BIOGRAFIA DE VYGOTSKY
Nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus).
Seus pais eram de descendência judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Em 1914 aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.
Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Para GOMES (1999) é corroborada a questão do avanço para a psicologia soviética:

“Vigotsky merece realce por sua posição que representou um avanço para a psicologia soviética. Após a revolução de 1917, as formulações de Pavlov imperaram na Rússia por sua característica antiidealista. É abandonada então o estudo da consciência que segundo Vygotsky é uma limitação da psicologia a problemas pouco complexos perdurando o caráter dualista e espiritualista do subjetivismo anterior.”
Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.
Dentre sua idéias está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo. Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.
Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.

A TEORIA DE VYGOTSKY

Visando a psicologia materialista VYGOTSKY e seus colaboradores se empenharam em recuperar o estudo da consciência, inserindo as contribuições de Pavlov numa perspectiva mais ampla de investigação, buscando a consciência de maneira mais ampla, objetiva e concreta.
Utilizando o método histórico-crítico VYGOTSKY empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual da criança, cujos resultados demonstraram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único.

Dessa forma conclui VYGOTSKY:
“todas as funções psicointelectuais superiores se apóiam de dois modos no curso do desenvolvimento da criança: por um lado, nas atividades coletivas, como nas atividades sociais, isto é, como funções interpsíquicas; por outro, nas atividades individuais, como propriedades do pensamento da criança, isto é, como funções intrapsíquicas.”
            O desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento e aprendizado são os temas centrais nos trabalhos de Vygotsky. Sua preocupação com o desenvolvimento do homem está presente em toda sua obra. Ele busca compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história da espécie humana e individual. Essa abordagem que enfatiza o processo de desenvolvimento é chamada de abordagem genética comum a outras teorias psicológicas.
            Para Vygotsky “aprendizado ou aprendizagem” é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, valores... a partir de seu contato com a realidade, o meio, o ambiente e as outras pessoas. O termo que ele utiliza em russo (obuchenie) significa algo como “processo de ensino aprendizagem”, incluindo sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas, que pela falta de um termo equivalente no inglês, a palavra obuchenie tem sido traduzida ora como ensino, ora como aprendizagem e assim re-traduzida para o português.
            Vygotsky afirma que uma criança deve percorrer todas as fases de desenvolvimento real (aquele que sabe fazer) e proximal (aquele que sabe fazer auxiliado por outro), não sendo possível a intervenção pedagógica se o aluno não passou pelas fases. O processo de ensino-aprendizado na escola deve ser construído, então, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança.
            O mecanismo de imitação para ele não era mera cópia de um modelo, mas a reconstrução individual daquilo que é observado nos outros, visto que uma criança mais avançada num determinado assunto pode contribuir para o desenvolvimento das outras, essa posição era explícita para Vygotsky.
            Vygotsky também trabalha com o brinquedo que cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança, tendo enorme influência em seu desenvolvimento. Quando ele se refere ao brinquedo afirma que se refere a brincadeira do “faz de conta”.

CONCLUSÃO

            As teorias de Piaget e Henri Wallon (não abordado neste trabalho, mas de importante referência) são as mais completas e articuladas teorias genéticas do desenvolvimento psicológico de que dispomos. Diferentemente desses dois estudiosos, Vygotsky não chegou a formular uma concepção estruturada do desenvolvimento humano, a partir da qual pudesse interpretar o processo de construção psicológica do nascimento a idade adulta. Ainda que o desenvolvimento (da espécie, dos grupos culturais, dos indivíduos) seja objeto privilegiado de suas investigações, Vygotsky não nos oferece uma interpretação completa do percurso psicológico do ser humano; oferece-nos reflexões e dados de pesquisa sobre vários aspectos do desenvolvimento. 

PALAVRAS-CHAVE: Biografia – Teorias – Piaget e Vygotsky.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOMES, Adriana Leite Limaverde e Maria Goretti Lopes Pereira (ORG). Psicologia da Aprendizagem. Fortaleza – CE: Ed. Universidade estadual Vale do Acaraú. 1999.
NÓBREGA, Eliza Viegas Brilhante da. Artigo científico publicado na Revista da Pós-Graduação em Letras. João Pessoa, 2004.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky – Aprendizagem e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. São Paulo. Scipione, 1997.
WWW. Abpp.com.br
WWW. psicopedagogia.com.br
WWW. educar.com.br

Artigo de Paulo Gabriel Melo - Psicopedagogo Institucional.

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