A psicologia teve início no século XIX. O comportamento humano passou a
ser considerado sujeito a princípios universais. A psicologia nos relata uma
grande semelhança com a filosofia, até mesmo pela forte influência de seus
filósofos que deram origem as teorias psicológicas, pois, estudaram
separadamente os processos cognitivos e afetivos. Era o início do entendimento
das estruturas mentais da mente humana e suas relações com a aprendizagem.
Em 1860 através de sua obra “Elemente der Psychophisik” Theodor Fechner
declarou-se interessado na ciência exata entre razão e a emoção, ele até tentou
comprovar a identidade destas, mas, infelizmente foi seriamente criticado por
muitos psicólogos, não podendo unir aquilo que os filósofos separaram a
centenas de anos através do racionalismo.
Nasce então a psicopedagogia, pois já haviam pensado no problema da
aprendizagem os filósofos, os médicos e os educadores.
LINHA DO TEMPO DA
PSICOPEDAGOGIA
A
psicopedagogia nasceu na Europa no século XIX, embora o ano não possa ser
precisado pela literatura. Segundo Andrade (2004) aconteceu em 1920 com a
criação do primeiro Centro de Psicopedagogia e segundo Bossa (1994) nascera em
1946 com a criação do primeiro Centro de Psicopedagogia na Europa, em Paris,
por Juliette Favez- Boutonier. Em 1930 surgiram na França os primeiros centros
de orientação Educacional infantil
Nas
Américas ela surgiu na segunda década do século XX com os primeiros Centros de
reeducação para delinquentes nos EUA. A partir da década de 50 a psicopedagogia
começa a se configurar na Argentina dando início a formação universitária em
1956 e foi criado o Instituto de Psicopedagogia da Argentina em 1960. Na década
de 70, surgiram em Buenos Aires, os Centros de Saúde Mental onde equipes de psicopedagogos
faziam diagnóstico e tratamento.
No
Brasil, ela começou a se estruturar na década de 60 com o trabalho de autores
brasileiros sendo uma preocupação destes as deficiências que geravam problemas
na aprendizagem. A psicopedagogia tomou vulto na década de 70 quando as
dificuldades eram associadas a disfunção neurológica, mas a criação da Escola
Guatemala só ocorreu na década de 80 que iniciou um trabalho preventivo junto
ao professor.
O
estado de São Paulo foi o pioneiro criando os primeiros cursos com enfoque
psicopedagógico na década de 70 na PUC e foi criado neste mesmo estado o primeiro curso regular de psicopedagogia,
no Instituto Sedes Sapientiae em 1970. A partir da década de 80 surgiram os
cursos de especialização Latu Sensu em psicopedagogia, primeiro em São Paulo e
depois em outras instituições e regiões do Brasil. De 1995 à 1996, foram elaborados vários documentos
explicitando seu campo de atuação, sua área científica, sua contribuição e seus
critérios de formação acadêmica. Em 1995, o código de ética foi reformulado
pelo Conselho Nacional da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia) do
biênio 95/96. Em 1997 foi criado o projeto de Lei nº 3124/97 do Deputado
Barbosa Neto. Também foi criado em 2008 o projeto de Lei nº 3512/2008 da Deputada
Professora Raquel Teixeira. Desde então, diversos documentos e projetos tem
avalizado a psicopedagogia no Brasil.
No
Mato Grosso do Sul ela começou a escrever sua história em 1994 com o primeiro
curso Latu Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional e chegou ao interior
em 2003.
CONCLUSÃO
Ainda
há muito trabalho a ser feito na educação básica em nosso país e creio que
aqueles que o amam e também a educação deverão trilhar um caminho árduo, onde
muitas vezes deverão investir de seu próprio bolso se quiserem mudar o rumo da
educação nacional e não mais vermos certas notícias veiculadas na mídia:
“quase 70 % dos alunos brasileiros não
sabem calcular”
Portal R7 (28/12/2010)
“o último indicador nacional de analfabetismo
funcional divulgado pelo instituto Paulo Montenegro revela que apenas 28% dos
brasileiros com idade entre 15 e 64 anos tem domínio pleno da leitura e da
escrita”
Jornal Gazeta do Povo /PR (17/03/2010)
“o Brasil obteve o 53º lugar, em uma
lista com 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de
leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o PISA (programa
internacional de avaliação de alunos) também avaliou as habilidades dos
estudantes em matemática e ciências”
Folha.com (07/12/2010)
PALAVRAS-CHAVE:
Psicopedagogia – Histórico – Linha do Tempo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOMBONATTO, Quézia. Palestra sobre Educação Básica. Youtube (07/12/2011)
BROSTOLIN, Marta. Psicopedagogia: Histórico, fundamentos e atuação. EAD.
2012.
CARVALHO, Maria. A trajetória da
psicopedagogia, suas contribuições e limites. 2012. psicopedagoga.org.
FONSECA, Patrícia Mara. Monografia de pós
Graduação. Universidade Santa Cecília. 2011.
NOFFS, Neide de Aquino. Artigo da Prof. Drª A
regulamentação e o exercício da atividade de psicopedagogia no Brasil. Novembro
de 2008.
WWW. Abpp.com.br
WWW. psicopedagogia.com.br
WWW. educar.com.br
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