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quarta-feira, 9 de julho de 2014

O nascimento da Psicopedagogia

A psicologia teve início no século XIX. O comportamento humano passou a ser considerado sujeito a princípios universais. A psicologia nos relata uma grande semelhança com a filosofia, até mesmo pela forte influência de seus filósofos que deram origem as teorias psicológicas, pois, estudaram separadamente os processos cognitivos e afetivos. Era o início do entendimento das estruturas mentais da mente humana e suas relações com a aprendizagem.
Em 1860 através de sua obra “Elemente der Psychophisik” Theodor Fechner declarou-se interessado na ciência exata entre razão e a emoção, ele até tentou comprovar a identidade destas, mas, infelizmente foi seriamente criticado por muitos psicólogos, não podendo unir aquilo que os filósofos separaram a centenas de anos através do racionalismo.
Nasce então a psicopedagogia, pois já haviam pensado no problema da aprendizagem os filósofos, os médicos e os educadores.
LINHA DO TEMPO DA PSICOPEDAGOGIA

            A psicopedagogia nasceu na Europa no século XIX, embora o ano não possa ser precisado pela literatura. Segundo Andrade (2004) aconteceu em 1920 com a criação do primeiro Centro de Psicopedagogia e segundo Bossa (1994) nascera em 1946 com a criação do primeiro Centro de Psicopedagogia na Europa, em Paris, por Juliette Favez- Boutonier. Em 1930 surgiram na França os primeiros centros de orientação Educacional infantil
            Nas Américas ela surgiu na segunda década do século XX com os primeiros Centros de reeducação para delinquentes nos EUA.  A partir da década de 50 a psicopedagogia começa a se configurar na Argentina dando início a formação universitária em 1956 e foi criado o Instituto de Psicopedagogia da Argentina em 1960. Na década de 70, surgiram em Buenos Aires, os Centros de Saúde Mental onde equipes de psicopedagogos faziam diagnóstico e tratamento.
            No Brasil, ela começou a se estruturar na década de 60 com o trabalho de autores brasileiros sendo uma preocupação destes as deficiências que geravam problemas na aprendizagem. A psicopedagogia tomou vulto na década de 70 quando as dificuldades eram associadas a disfunção neurológica, mas a criação da Escola Guatemala só ocorreu na década de 80 que iniciou um trabalho preventivo junto ao professor.
            O estado de São Paulo foi o pioneiro criando os primeiros cursos com enfoque psicopedagógico na década de 70 na PUC e foi criado neste mesmo estado  o primeiro curso regular de psicopedagogia, no Instituto Sedes Sapientiae em 1970. A partir da década de 80 surgiram os cursos de especialização Latu Sensu em psicopedagogia, primeiro em São Paulo e depois em outras instituições e regiões do Brasil. De 1995 à 1996, foram elaborados vários documentos explicitando seu campo de atuação, sua área científica, sua contribuição e seus critérios de formação acadêmica. Em 1995, o código de ética foi reformulado pelo Conselho Nacional da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia) do biênio 95/96. Em 1997 foi criado o projeto de Lei nº 3124/97 do Deputado Barbosa Neto. Também foi criado em 2008 o projeto de Lei nº 3512/2008 da Deputada Professora Raquel Teixeira. Desde então, diversos documentos e projetos tem avalizado a psicopedagogia no Brasil.
            No Mato Grosso do Sul ela começou a escrever sua história em 1994 com o primeiro curso Latu Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional e chegou ao interior em 2003.
CONCLUSÃO
            Ainda há muito trabalho a ser feito na educação básica em nosso país e creio que aqueles que o amam e também a educação deverão trilhar um caminho árduo, onde muitas vezes deverão investir de seu próprio bolso se quiserem mudar o rumo da educação nacional e não mais vermos certas notícias veiculadas na mídia:

“quase 70 % dos alunos brasileiros não sabem calcular”
Portal R7 (28/12/2010)

“o último indicador nacional de analfabetismo funcional divulgado pelo instituto Paulo Montenegro revela que apenas 28% dos brasileiros com idade entre 15 e 64 anos tem domínio pleno da leitura e da escrita”
Jornal Gazeta do Povo /PR (17/03/2010)

“o Brasil obteve o 53º lugar, em uma lista com 65 países, numa prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Além da leitura, o PISA (programa internacional de avaliação de alunos) também avaliou as habilidades dos estudantes em matemática e ciências”
Folha.com (07/12/2010) 


PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia – Histórico – Linha do Tempo

  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOMBONATTO, Quézia. Palestra sobre Educação Básica. Youtube (07/12/2011)
BROSTOLIN, Marta. Psicopedagogia: Histórico, fundamentos e atuação. EAD. 2012.
CARVALHO, Maria. A trajetória da psicopedagogia, suas contribuições e limites.  2012. psicopedagoga.org.
FONSECA, Patrícia Mara. Monografia de pós Graduação. Universidade Santa Cecília. 2011.
NOFFS, Neide de Aquino. Artigo da Prof. Drª A regulamentação e o exercício da atividade de psicopedagogia no Brasil. Novembro de 2008.
WWW. Abpp.com.br
WWW. psicopedagogia.com.br
WWW. educar.com.br


Artigo de Paulo Gabriel Melo - Psicopedagogo Institucional.

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